Incêndio em subestação da Enel na Varjota afeta fornecimento de energia em seis bairros de Fortaleza
Companhia explicou que já normalizou serviço
A subestação da Enel na Varjota, em Fortaleza, registrou um incêndio no início da tarde desta quinta-feira (9). As chamas atingiram um equipamento da unidade, o que afetou o fornecimento de energia nos bairros Aldeota, Dionísio Torres, Varjota, Papicu, Guararapes e Cocó.
Em imagens recebidas pelo Diário do Nordeste, é possível ver as chamas e a extensão da nuvem da fumaça que cobriu o local. Além disso, o vídeo registra o trabalho dos Corpo de Bombeiros para debelar o fogo.
Em nota, a Enel explicou que realizou um desligamento parcial de algumas unidades na região para garantir a segurança durante a atuação dos agentes da corporação. A causa do incêndio ainda está sendo apurada pela distribuidora.
Veja também
Segundo a companhia, o fogo foi controlado e o fornecimento de energia foi restabelecido às 14h12. A Enel alega também que, em pouco mais de um minuto, normalizou as unidades afetadas por meio de transferência de cargas.
'EXPLOSÃO'
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) afirmou, por meio de nota, que foi acionado para atender uma ocorrência de explosão seguida de incêndio. Ao chegar ao local, as equipes constataram que um dos transformadores havia explodido.
Durante a ocorrência, a corporação recebeu relatos de pessoas presas em um elevador de um edifício próximo à subestação, devido à interrupção no fornecimento de energia. No entanto, a situação teria sido normalizada antes da chegada da equipe de salvamento.
Após o desligamento completo da rede, o CBMCE relata que iniciou a atuação para debelar as chamas utilizando espuma de combate a incêndio (LGE) e cerca de 4 mil litros de água.
“O fogo foi rapidamente controlado e, em seguida, foi realizado o resfriamento do equipamento devido à alta temperatura do óleo contido no transformador”, explicou o Corpo de Bombeiros, indicando que a operação foi finalizada sem registro de vítimas.