Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em paciente do município de Cedro

Homem deu entrada Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar na última quarta-feira (15) e segue em quadro de saúde estável

Escrito por Redação ,
Legenda: Ceará já tem registrado pelo menos quatro casos suspeitos
Foto: Shutterstock

Um caso suspeito de Varíola dos Macacos está sendo investigado após a Prefeitura de Cedro notificar a ocorrência ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (16). O monitoramento do paciente está sendo feito pela Vigilância Epidemiológica do município, no interior do Ceará.

O paciente, um homem de 54 anos, deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, na última quarta-feira (15) com sintomas semelhantes ao da doença. Ele recebeu atendimento e segue em quadro estável.

Veja também

Conforme a Prefeitura de Cedo, o homem teve contato com um residente do estado de São Paulo, região em que já foram confirmadas ocorrências da doença. 

Por isso, amostras do paciente foram colhidas e encaminhadas para análise. Ainda segundo a Prefeitura do Cedro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS nacional) aponta que o Ceará possui, ao todo, quatro casos suspeitos, sendo um já descartado.

Orientações ao município

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) já prestou as orientações ao município. Segundo o órgão, a comunicação da ocorrência suspeita é realizada diretamente com o Ministério da Saúde (MS). 

A Sesa ainda não foi notificada oficialmente sobre a ocorrência pelo MS, mas aguarda um posicionamento do órgão federal. 

O que é a varíola dos macacos?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a doença recebeu esse nome porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas para pesquisa, em 1958. Somente em 1970, foi detectada em humanos. A varíola dos macacos é causada pelo vírus monkeypox.

Apesar de ser da mesma família da varíola humana, o patógeno causador da doença dos macacos tem menor risco de complicações. Segundo a OMS, a enfermidade é encontrada na África Central e Ocidental, onde há florestas tropicais e os animais que podem transportar a doença.

Ocasionalmente, pessoas com varíola são identificadas em outros países, após viagens de regiões onde a varíola é endêmica. 

Quais os sintomas?

Segundo a OMS, os sintomas duram entre duas e quatro semanas, mas desaparecem por conta própria sem tratamento. A orientação é que as pessoas com os sinais descritos abaixo procurem orientação médica e comuniquem possível contato com alguém infectado. Veja os sintomas: 

  • Febre;
  • Dores de cabeça intensa, musculares e/ ou nas costas;
  • Baixa energia;
  • Linfonodos inchados;
  • Erupções cutâneas ou lesões.

Geralmente, a erupção se apresenta de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, cheias de líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, secar e cair. 

Veja também

Segundo o órgão, o número de lesões em uma pessoa pode variar de alguns a milhares. A erupção tende a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Eles também podem ser encontrados na boca, genitais e olhos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados