Bombeiros do Ceará enviam militares, cães e aparelhos para reforçar buscas por vítimas em Petrópolis

Apoio contará com dispositivos de alta geração para identificar possíveis sobreviventes entre os escombros

Escrito por Redação ,

Seis militares, três cães e equipamentos de alta geração do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) foram enviados a Petrópolis, nessa sexta-feira (18), para reforçar as buscas por sobreviventes e corpos de vítimas do temporal que atingiu o município serrano do Rio nesta semana. 

Entre capitães, subtenentes e soldados do CBMCE que participam dos resgates estão especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e da Companhia de Busca com Cães (CBCães). A composição deve regressar ao Ceará no próximo dia 24 de fevereiro.

Além dos agentes, um aparelho Delsar Life Detector CLD3, usado na captação de escuta mística e acústica, e uma câmera First look de alcance 360° também foram disponibilizados.

bombeiros do ceará em petrópolis
Legenda: Cães darão suporte nos resgates de vítimas
Foto: Divulgação

Equipamentos

  • Delsar Life Detector LD3

É um dispositivo que detecta e localiza vítimas vivas presas em estruturas desmoronadas causadas por terremotos, explosões, deslizamentos de terra, catástrofes em minas ou cavernas. O equipamento converte toda a estrutura colapsada em um grande microfone sensível que transmite ruídos de vítimas enterradas. Os sensores sísmicos e acústicos convertem as vibrações criadas pela vítima viva em sinais sonoros e visuais.

bombeiros do ceará em petrópolis
Legenda: Militares viajaram nessa sexta-feira (18) e retornam ao Ceará no próximo dia 24
Foto: Divulgação/CBMCE

  • Câmera First look 360°

Produto híbrido de hardware/software para operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e espaço confinado. Utiliza câmeras duplas e software personalizado para unir vários fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360° suave, que pode ser visualizado e manipulado em um dispositivo móvel.

Veja também

Buscas

Neste sábado (19), quinto dia seguido de buscas, o Corpo de Bombeiros do Rio contabiliza 136 mortos (81 mulheres e 50 homens), 213 desaparecidos e 967 desabrigados. O Instituo Médico Legal (IML) também recebeu partes de mais três corpos, mas não foi possível identificar o sexo das vítimas, o que deverá ser feito por meio de coleta de material genético de parentes. 

 A previsão do Climatempo para Petrópolis para o dia é de períodos nublados de sol com muitas nuvens e com chuva a qualquer hora. A previsão indica 90% de chance de chover 22 milímetros, com máxima de 24° e mínima de 16° no município. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados