Fazer teste de Covid e se isolar em caso positivo é uma das principais formas de prevenir a disseminação da doença. As opções de testagem gratuita em Fortaleza, porém, reduziram. Além de postos de saúde, só 2 centros disponibilizam o exame por livre demanda.
Em janeiro, pico da 3ª onda da pandemia no Ceará, a Sesa chegou a manter 20 centros de testagem gratuita abertos.
Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que realiza testes RT-PCR para Covid-19 em usuários sintomáticos, nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), “de acordo com critérios e avaliação da equipe de saúde”.
Já Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mantém dois Centros de Testagem para demanda espontânea na Capital:
- Centro de Testagem do Hotel Excelsior: na Praça do Ferreira, Rua Guilherme Rocha, 172, Centro. Atende por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 16h. O resultado sai entre 24h e 72h.
- Centro de Testagem para o Viajante: no Aeroporto de Fortaleza, teste rápido direcionado a passageiros em desembarque. O resultado sai em alguns minutos.
A recomendação é de que o teste de Covid seja feito até o 7° dia do início dos sintomas.
Para o Interior, a Sesa recomenda que os pacientes busquem os postos de saúde ou as respectivas Secretarias Municipais de Saúde para realização do exame. O material coletado pelos municípios é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).