O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (25), alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 24 municípios do Ceará. O aviso de cor amarela — o mais brando na escala de três, usada pelo órgão — tem validade até terça-feira (26) e se concentra nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado. (Veja lista abaixo)
A previsão da instituição indica que essas localidades podem registrar precipitação variando entre 20 mm/h e 30 mm/h, ou até mesmo 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. Há baixo risco de interrupção do serviço de abastecimento de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Devido aos riscos associados ao fenômeno meteorologia, o Inmet recomenda os seguintes cuidados:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, por haver leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Lista de município sob alerta no Ceará
- Abaiara
- Aiuaba
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Araripe
- Assaré
- Barbalha
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Crato
- Farias Brito
- Jardim
- Jati
- Juazeiro do Norte
- Mauriti
- Milagres
- Missão Velha
- Nova Olinda
- Parambu
- Penaforte
- Porteiras
- Potengi
- Salitre
- Santana do Cariri
Alerta afeta outros estados
Além do Ceará, o alerta amarelo de chuvas intensas também afeta outros 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. São eles:
- Acre;
- Amazonas;
- Distrito Federal
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Rondônia;
- Alagoas;
- Bahia;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Pernambuco;
- Goiás;
- Paraíba;
- Piauí;
- Rio Grande do Sul;
- Tocantins.
Alerta laranja
Em paralelo ao aviso de perigo potencial de chuvas intensas, localidades no Maranhão, em Alagoas, na Bahia, no Pará, em Pernambuco, em Sergipe, em Goiás, no Piauí e no Tocantins estão sob o alerta de perigo para precipitações intensas, conhecido também como alerta laranja — segundo na escala de três níveis de gravidade do Inmet.
Nessas cidades, é possível que haja precipitação variando entre 30 mm/h e 60 mm/h, ou até mesmo 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. Há risco de interrupção do serviço de abastecimento de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Considerando os riscos associados ao fenômeno, o órgão federal recomenda os seguintes cuidados:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores por haver risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).