Idosos acima de 70 anos poderão receber 4ª dose contra a Covid em Fortaleza a partir de segunda (9)

Informação foi confirmada pelo prefeito José Sarto neste sábado (7)

A aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos será realizada a partir desta segunda-feira (9) em Fortaleza, segundo informação confirmada pelo prefeito José Sarto neste sábado (7). Assim, os idosos parte desse público que já receberam 3ª dose há pelos menos quatro meses estarão aptos a serem imunizados novamente. 

Ainda na última quinta-feira (5), o Ceará aderiu à recomendação do Ministério da Saúde e estendeu o perfil do público que deve tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Conforme informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os municípios cearenses já estão autorizados a aplicar a segunda dose de reforço em idosos acima de 70 anos, assim como em pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições permanentes.  

A secretaria também informou que as cidades cearenses têm estoque disponível para esta nova etapa da imunização contra a Covid-19.

Até então, o Ceará aplicava a quarta dose somente em idosos acima de 80 anos, e imunossuprimidos a partir dos 12 anos. 

Intervalo entre doses 

Conforme o Ministério da Saúde, deve ser utilizado nesses casos, preferencialmente, o imunizante da Pfizer. Ainda segundo o órgão, podem ser usadas, de maneira alternativa, as vacinas desenvolvidas pela Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose de reforço é de quatro meses. Segundo o ministério, estudos indicam que a estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidades do paciente após uma semana da aplicação.