O avião BelugaST, que pousou no Aeroporto de Fortaleza no domingo (24), deixou a capital cearense por volta de 10h22 desta segunda-feira (25), com destino a Viracopos, em São Paulo. A carga trazida pela aeronave ao Brasil é um helicóptero de luxo modelo ACH160, que será levado ao local.
Inicialmente, a assessoria de imprensa da Airbus havia informado que a aeronave sairia 11h30, o que foi antecipado. Em nota oficial, a assessoria de imprensa do Airbus afirmou que os interessados em fotografar o "avião-baleia" estarão autorizados a fazê-lo apenas fora da área interna do aeroporto.
A chegada do BelugaST no Ceará sofreu mais de um atraso por conta de uma forte tempestade em Dakar, local de onde a aeronave partiu. Na área liberada para fotos, próximo à pista de pouso, dezenas pessoas se reuniram para ver o avião.
Por conta dos atrasos, a aeronave pernoitou em Fortaleza. Inicialmente, a partida deveria acontecer por volta das 8h desta segunda-feira (25), mas foi reprogramada.
Acompanhe ao vivo
Apelido de "baleia voadora"
O nome do avião se deve à semelhança com a Beluga, também chamada de baleia-branca. Não à toa, é apelidado de baleia voadora, devido ao formato similar ao animal e ao tamanho.
A aeronave é uma das maiores de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos.