"Rainha dos Vaqueiros" no CE, Dona Dina é homenageada durante 'Encontro'

Cearense participou do quadro "Você tem que conhecer" nesta terça-feira (7) e relembrou momento com Luiz Gonzaga

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 16:47)
Legenda: Dona Dina recebeu aplausos da plateia e homenagem no palco
Foto: Foto: reprodução/TV Globo

Dona Dina, mestre da cultura e vaqueira de Canindé, no Ceará, fez participação na edição desta terça-feira (7) do "Encontro" e contou sobre a história trilhada para ser reconhecida como a "Rainha dos Vaqueiros" em todo o Estado.

Ela foi convidada para fazer parte do quadro 'Você tem que conhecer', criado com o intuito de mostrar personalidades de diferentes partes do país e definidas como importantes para a comunidade ou para uma região.

"Comecei na vida de lidar com o gado a partir dos sete anos de idade. Meu pai tinha nossos animais e ele queria muito que eu estudasse, mas eu sempre gostei de lidar com a natureza, de vê-lo acordar cedinho e fazer o fogo do café", começou o relato.

Segundo ela, nessa época, tirava leite das vacas, cuidava dos bezerros e ficou triste quando o pai a mandou para um colégio interno.

Os amigos e familiares próximos, que participaram do quadro, fizeram homenagem à vaqueira ressaltando a força da história de Dina. "Eu tento ver na Dona Dina e me espelho sempre nela essa vontade sempre de ajudar, não importa quem seja. Ela sempre transmite a todos nós essa importância do quanto ela pode fazer por quem a cerca", opinou Francisco Fábio Silva, agente pastoral em Canindé.

Dona Dina também é conhecida por ter cantado ao lado de Luiz Gonzaga durante uma missa de vaqueiros que foi realizada na cidade de Canindé, em 1976. "Nesse dia saímos em cavalgada na cidade e estava Luiz cantando por lá. Encostei meu cavalo e fiquei olhando", conta Dina. O momento marcou uma troca de repentes entre a vaqueira e o artista, selado por um abraço. 

Para marcar a participação do programa, a cearense recebeu uma placa. "Mulher que nasceu com pés fincados na terra e, encourada de coragem, se tornou a rainha dos vaqueiros", dizia o presente entregue por Patrícia Poeta no palco do programa.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026