Pesquisador e professor Gilmar de Carvalho morre de Covid-19 aos 71 anos

Ele havia sido internado no último dia 20 de março

Escrito por Redação ,
Gilmar lendo um livro
Legenda: Gilmar estava internado com Covid-19 há quase um mês
Foto: Natinho Rodrigues

O jornalista, professor e pesquisador da cultura cearense, Gilmar de Carvalho, de 71 anos, morreu noite deste sábado (17), vítima da Covid-19. No último dia 20 de março, ele havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, em Fortaleza. 

A morte foi confirmada pela curadora e pesquisadora de Artes Visuais, Dodora Guimarães. 

"Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (Sobral, 1949 - Fortaleza, 2021), o escritor que trocou a ficção pelo magistério, o nosso querido professor Gilmar de Carvalho deixa o mundo órfão de sua inteligência rara. A cultura brasileira perde um de seus mais dedicados colaboradores, e a cultura do Ceará o seu mais competente tradutor", disse em nota. 

Escritor sorrindo
Legenda: Gilmar estava internado há quase um mês
Foto: Natinho Rodrigues

Também escritor e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Gilmar era um dos nomes mais importantes no ramo da pesquisa em cultura no Brasil. No dia 30 de agosto, Carvalho iria completar 72 anos.

Neste ano, lançaria o livro “Poéticas da voz - Aboios, benditos, cantoria, cordel, emboladas, loas, saraus, torém, trovas”.

Relembre entrevista com Gilmar de Carvalho

Em 2019, ele recusou o título de Doutor Honoris Causa após a nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Veja também