Marca cearense Marina Bitu apresenta desfile sobre as riquezas do Cariri na São Paulo Fashion Week

Peças que compõem a coleção "Cariri: o início e o fim" foram produzidas em parceria com alunos do Senac Crato

Escrito por Ana Beatriz Caldas , beatriz.caldas@svm.com.br
Cecília Baima e Marina Bitu, estilistas e diretoras da marca Marina Bitu
Legenda: Cecília Baima e Marina Bitu, estilistas e diretoras da marca Marina Bitu
Foto: Igor Reis/Divulgação

As cores, texturas e histórias do Cariri estarão presentes na maior semana de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week, nesta quinta-feira (11). A coleção “Cariri: o início e o fim”, apresentada pela marca cearense Marina Bitu, dirigida pelas estilistas Marina Bitu e Cecília Baima, traz 34 peças autorais feitas a partir de técnicas manuais e ancestrais. 

O projeto surgiu no ano passado, a partir de uma série de idas ao Cariri. Na época, Marina, que nasceu em Fortaleza, mas tem familiares na região, buscava se reconectar à cultura e conhecer as tradições locais. 

“Marina tem família em Várzea Alegre, mas não tinha tido muito contato com o Cariri. A gente foi se aprofundando em busca dessa origem e a coleção nasceu disso”, conta Cecília, que acompanhou a amiga e sócia nas expedições.

Veja também

O tema do desfile surgiu de uma conversa em uma das viagens. Na ocasião, um amigo contou às duas que os povos originários do local acreditavam que o Cariri era o início e o fim de tudo. Ao conhecer e vivenciar um pouco da região, Marina e Cecília compreenderam imediatamente: o nome da coleção, então, não poderia ser outro.

“A gente tem essa vontade de falar sobre o Cariri, porque nós somos de Fortaleza, e o pessoal do litoral não tem muito esse contato com o interior, principalmente quem não tem família lá. Então, a gente quis buscar essas raízes mesmo – do que nós somos e do que o interior do Ceará representa”, explica Cecília.

O desfile será apresentado no shopping JK Iguatemi, na capital paulista, às 17h. Após o evento, a organização da SPFW N57 disponibilizará o desfile em vídeo, na íntegra, no canal do YouTube da semana de moda. 

Saberes tradicionais encontram inovação

Collab entre a marca e o Senac Ceará une técnicas ancestrais e inovadoras
Legenda: Collab entre a marca e o Senac Ceará une técnicas ancestrais e inovadoras
Foto: Heron Targino/Divulgação

Como forma de ecoar a potência criativa dos caririenses, as peças contaram com a colaboração de um grupo de 16 alunos do curso de qualificação em Estilista de Moda do Senac Crato, sob a orientação da instrutora de moda Ariane Morais.

Os estudantes participaram de todas as etapas de produção da coleção, desde a concepção, em novembro do ano passado, até a execução final. O grupo também estará presente no desfile da SPFW.

Uma inspiração compartilhada entre alunos e estilistas foi a flora local do Cariri. Entre as técnicas manuais utilizadas na produção das peças estão o crochê e o tingimento natural de tecidos, utilizando cascas de cajueiro e romã. 

Participar da SPFW é muito importante para a gente dar essa luz ao Cariri, essa luz nacional. Querendo ou não, a gente chega aqui em São Paulo, tem uma visibilidade com a imprensa e até com outras pessoas, clientes. A gente quer mostrar que o Cariri existe, essa potência cultural que é o Cariri. Essa potência do bioma, da natureza. As pessoas precisam conhecer o Cariri.
Cecília Baima
diretora da Marina Bitu

Mas há também novidades: uma das inovações que ligam a tradição ao futuro nas peças de Marina Bitu é o desenvolvimento e uso de bioplásticos, desenvolvidos pela aluna Nayane Araújo, em algumas das peças da coleção. 

Estilistas se uniram a 16 alunos e uma professora orientadora do Senac Crato para produzir peças
Legenda: Estilistas se uniram a 16 alunos e uma professora orientadora do Senac Crato para produzir peças
Foto: Arquivo pessoal

“É uma colaboração muito importante, eles fizeram vários looks. Nas excursões para o Cariri, a gente trocou muito. São alunos muito potentes, muito capacitados, muito inteligentes e muito bons em técnicas manuais. Eles são de extrema importância para essa coleção”, ressalta Cecília Baima.

Ceará na SPFW N57

A 57ª edição da São Paulo Fashion Week começou na última terça-feira (09), com apresentação da marca paulista Aluf. A estreia do Ceará nesta edição ficou por conta do estilista Lino Villaventura, paraense radicado no Estado, que desfilou nesta quarta-feira (10). 

Além do desfile de Marina Bitu nesta quinta (11), o evento ainda conta com outra marca cearense que tem como destaque o trabalho artesanal: a Catarina Mina, que estreia no evento nesta sexta-feira (12), às 14h30.

Confira a programação de desfiles desta quinta-feira (11):

10h30 – Patrícia Vieira
12h30 – Fauve
14h – Renata Buzzo
15h30 – Az Marias
17h – Marina Bitu
19h – Silvério
21h – LED

Serviço
Marina Bitu
Mais informações: Site | Instagram
São Paulo Fashion Week – N57
Quando: De 9 a 14 de abril de 2024
Mais informações: Site | YouTube | Instagram

Assuntos Relacionados