História da feminista Gloria Steinem ganha ótimo filme surrealista

Julianne Moore e Alicia Vikander interpretam a jornalista e ativista nos momentos decisivos do longa

Escrito por Folhapress ,
Julianne Moore
Legenda: Julianne Moore e a própria Gloria Steinem

A vida da jornalista e ativista americana Gloria Steinem é tão rica e cheia de acontecimentos tão definidores quanto reveladores de sua personalidade que a história dela não podia deixar de ser contada desde o começo.

Para isso, a diretora Julie Taymor (de "Frida", de 2002, e "Across the Universe", de 2007, além da montagem na Broadway de "O Rei Leão", de 1997), também coautora do roteiro de "As Vidas de Gloria", usa quatro atrizes para interpretar sua personagem.

Alicia Vikander (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por "A Garota Dinamarquesa", de 2015) e Julianne Moore (que venceu o mesmo troféu como melhor atriz de "Para Sempre Alice", de 2014) encarnam a vida adulta de Steinem. Vikander vive a jovem jornalista em busca de reconhecimento, no começo da carreira, e Moore assume a personagem a partir dos 40 anos dela, já uma jornalista consagrada e uma das vozes mais importantes do ativismo feminista.

Na infância e na adolescência Steinem é vivida pelas atrizes-mirins Ryan Kiera Armstrong (da série "Anne With an E", da Netflix) e Lulu Wilson (do filme "Ouija: Origem Do Mal", de 2016).

O uso de várias intérpretes, que inclusive dialogam umas com as outras em diversas passagens, é o elemento mais forte empregado por Julie Taymor na tentativa de dar conta de uma trajetória tão complexa.

Evita, assim, problemas comuns das cinebiografias, que muitas vezes espremem demais suas tramas, fazendo parecer que um único conflito pode resumir toda a história de uma personagem multifacetada.

Na maior parte das vezes, a diretora se sai bem nesta produção, disponível para aluguel nas principais plataformas de streaming. Em alguns trechos, dá a sensação de que Taymor leva seu enredo para muito perto dos clichês do gênero, mas ela é esperta o suficiente para não chegar lá, e em vez disso surpreende o espectador com chacoalhões narrativos que mexem com a estrutura do filme. Isso e o uso exuberante das cores, uma de suas marcas características, dão muita vida ao longa-metragem.

gloria
Legenda: A jornalista é interpretada por várias atrizes diferentes durante o filme

Talvez seja um pouco longa demais, essa metragem. São duas horas e meia, que em alguns pedaços parecem algo arrastadas, e acabam repentinamente, como que correndo para dar conta do final. De uma história, aliás, que não acabou, afinal Gloria Steinem, aos 86 anos, ainda está em plena atividade.

Na última edição do TED Women, versão feminina da célebre série de palestras que aconteceu de forma virtual no final do ano passado, Steinem celebrou a eleição de Kamala Harris como vice-presidente dos Estados Unidos. "Devemos comemorar e dizer 'finalmente!', mas devemos olhar para a frente, e não ser gratas por apenas um avanço. É loucura demais ter levado tanto tempo. Olhe só quantos talentos perdemos", ela disse.

"As Vidas de Gloria" é baseado na autobiografia "Minha Vida na Estrada", lançada por Steinem em 2015. No filme, Julie Taymor salta para frente e para trás no tempo, entre a primeira infância na cidadezinha de Toledo, no estado de Ohio, as viagens que fez pelo mundo aos 20 anos, o começo de sua carreira de jornalista e seu papel fundamental no movimento de liberação feminina nos anos de 1960 e de 1970.

gloria
Legenda: A cantora e atriz Janelle Monaé aparece no filme como a cofundadora da revista Ms.

E, apesar de garantir a continuidade das performances –o cabelão repartido no meio, a voz serena, os óculos gigantes–, cada intérprete marca sua presença com uma atuação única, ninguém imita ninguém. Julianne Moore tem o maior número de cenas e irradia tanto a sabedoria de uma mulher com uma grande experiência de vida quanto um idealismo irrefreável.

Alicia Vikander vem atrás e é quem encarna o famoso episódio de 1963, em que Steinem trabalhou como coelhinha da Playboy numa casa noturna da grife para depois escrever um longo artigo expondo os dramas e as baixarias que as moças que tinham esse emprego, que há muito não existe mais, eram obrigadas a confrontar.

Infelizmente o filme passa de maneira superficial por um aspecto fundamental de sua vida pessoal. Ao longo de quase toda sua existência, Steinem teve de responder por que escolhera viver solteira numa época em que era esperado das mulheres que se casassem e tivessem filhos.

gloria

No entanto, no ano 2000, aos 66 anos, ela finalmente se casa num cerimônia cherokee com um tal David, de quem o roteiro não diz mais nada além de que ele também estava na casa dos 60 anos quando os dois se encontraram.

Pois se trata do empresário e ativista ambiental David Bale, pai do ator Christian Bale (de "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 2008, e "Psicopata Americano", de 2000), com quem ela viveu até a morte dele, em 2003. Seria interessante conhecer mais desse homem que a fez mudar de posição num assunto tão crucial.

Dá para perdoar as falhas pelos acertos. O principal deles chega na metade final do longa, quando entra em cena a deputada feminista Bella Abzug, interpretada com gosto pela incrível Bette Midler. A presença da cantora e atriz Janelle Monaé, como a cofundadora da revista Ms., Dorothy Pitman Hughes, também é um ponto alto.

AS VIDAS DE GLÓRIA
Quando: Disponível
Onde: Principais plataformas de streaming
Elenco: Julianne Moore, Alicia Vikander e Janelle Monáe
Produção: EUA, 2021
Direção: Julie Taymor
Avaliação: Muito bom

Assuntos Relacionados