Das sufragistas à união de partidos: como Kamala Harris usou uma cor para representar suas ideias

O roxo escolhido pela vice-presidente dos Estados Unidos durante a posse junto com Joe Biden transmite mensagens poderosas e políticas.

Escrito por Gabi Dourado , gabriela.dourado@svm.com.br
Kamala
Foto: Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Que a moda expõe mensagens é notório e claro. Mas, escolher o que se veste também pode trazer narrativas subliminares que não são só relacionadas a uma identificação de estilo. E, no caso de eventos que notoriedade mundial, a roupa selecionada por autoridades falam muito mais do que meras regras de etiqueta. 

Veja também

Hoje, os olhos se voltaram para a posse de Joe Biden e Kamala Harris na presidência e vice-presidência dos Estados Unidos. Ocupando o lugar deixado por Donald Trump, Biden e Harris iniciam uma nova etapa na história norte-americana e mundial. Mas, a análise do que a eleição e a posse representam, deixaremos para a equipe jornalística especializada em política. Aqui falaremos de moda (não menos política, diga-se de passagem). 

kamala
Foto: Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Kamala Harris costuma chamar a atenção pelo que veste desde o início da corrida pela presidência. Sendo, inclusive, capa da revista Vogue. Em um dia como hoje, não seria diferente. Porém, dessa vez não foram os tênis Converse que causaram discussão, mas sim a cor escolhida por ela para o evento. Kamala optou por uma produção total em tons de roxo/lilás. E a escolha não foi à toa. 

Uma das análises aponta que a vice-presidente aposta no tom em uma homenagem a Shirley Chisholm, primeira mulher negra a concorrer à Presidência dos EUA, em 1972, pelo Partido Democrata, e a primeira mulher negra eleita para o Congresso. Os panfletos distribuídos por Chisholm em sua campanha traziam o roxo como cor predominante.

Shirley Chisholm
Legenda: Shirley Chisholm

O roxo também é a cor utilizada pelas sufragistas, junto com o verde e branco. Liderado por mulheres, o movimento nascido nos anos 1920 lutou e conquistou o direito ao voto feminino. Utilizando a cor, Kamala honra a luta das mulheres para que ela esteja no posto conquistado agora em 2021. 

E tem mais. Além de Harris, Michelle Obama e Hillary Clinton também optaram por roupas em variações de roxo para a ocasião. Como já vimos por aqui, nada é à toa quando se trata de roupas e cerimônias oficiais. A teoria mais forte é a de que a três optaram pela tonalidade, pois o roxo é a combinação de vermelho (representando o partido Republicano) e azul (representando o partido Democrata). Sendo assim, a cor se torna 'neutra' e expõe um desejo de união pela América.

Bill e Hillary
Legenda: Hillary Clinton também trouxe o roxo em destaque na sua produção
Foto: Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Com essas e outras análises, seguimos na compreensão de que roupas podem, e devem, falar muito. Mais do que dizer se você é descolada ou sofisticada, a moda se utiliza dos mais diversos signos para expressar mensagens. E elas podem ser mais complexas do que se imagina. E, claro, políticas. 

kamala
Foto: Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

kamala
Legenda: A escolha da roupa da sobrinha-neta de Kamala também não foi à toa. O casaquinho de onça é inspirado em um que a vice-presidente usava quando criança.
Foto: Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Assuntos Relacionados