Barrados no Baile: Relembre 12 shows cancelados em Fortaleza
Assim como Roger Waters, a passagem de outras estrelas da música por Fortaleza ficou apenas no gostinho da expectativa
Nos últimos 10 anos, a agenda cultural de Fortaleza reuniu apresentações internacionais de peso. Paul McCartney (2013), Beyoncé (2013), Elton John (2014) e Iron Maiden (2016) foram alguns dos nomes que passaram pela capital cearense. Além dos espetáculos musicais, opções nas áreas do teatro, dança e artes plásticas evidenciaram um cenário bem mais otimista em relação a décadas passadas. Mesmo com todos os problemas em torno das políticas públicas culturais desenvolvidas no Estado.
> #TBT: relembre mais 10 atrações internacionais que fizeram show em Fortaleza
O falso anúncio da vinda de Roger Waters por um festival local se une a outros exemplos onde a expectativa ficou pelo caminho. Diferente do recente caso envolvendo o ex-Pink Floyd, os cancelamentos anteriores tiveram razões comuns ao meio do entretenimento. Aconteceram, entre outros fatores, por problemas na agenda dos músicos e até mesmo ingerência por parte dos organizadores. De toda maneira, fica a torcida de que outros grandes realizadores da arte tenham Fortaleza como rota de expressão. Na falta do "Roger Waters In Concert" (estilo FM 93 nas noites de sábado), que tal relembrar outros shows que ficaram pelo caminho:
Roger Waters
No dia 24 de outubro o Festival Concreto anunciou a participação de Roger Waters. "O Festival Concreto receberá a presença desse artista que utiliza sua música como meio de transmitir arte em sua forma mais pura", apontaram os realizadores. Uma semana depois, a ansiedade de quem aguardava alguma atividade do britânico na Terra da Luz caiu como o Muro de Berlim. A mentira, argumentaram os responsáveis, fez parte de uma estratégia para debater a disseminação de "fake news". No lugar do astro, o Concreto vai exibir um DVD do show "The Wall", no Cineteatro São Luiz. Viva a arte.
> Roger Waters não vem a Fortaleza, anuncia Festival Concreto
Zezo dos Teclados
Figura recorrente na noite cearense, em setembro de 2017, o nordestino apaixonado teve apresentação cancelada. O caso terminou em briga entre o produtor e o empresário do cantor. Para quem perdeu a oportunidade, cuida. Segundo a agenda oficial de Zezo, ele tem apresentação confirmada em Fortaleza no próximo dia 10/11, no Pinheiro Clube (Av. General Osório de Paiva, 6690, Parangaba).
Exodus com Gary Holt
Em 22 janeiro de 2016, foi realizado o Fortaleza Open Air na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Os norte-americanos do Exodus seriam a atração principal da festa que ainda contava com os shows de Krisiun, Vulcano, Metarcrose e Siege of Hate (S.O.H.). Ícones do thrash metal, a banda sequer subiu ao palco. O baixista, Jack Gibson, acusou os produtores de não pagarem o valor combinado. Ao receber a notícia, parte do público promoveu um quebra-quebra, além de arremessar latas, pedras e até mesmo as grades de proteção no palco. Enquanto a treta comia na Praia de Iracema, Gary Holt (já integrante do Slayer na época), cujo a participação fora anunciada, estava tirando um som com uns amigos em um bar.
Madonna
A rainha pop que completou 60 anos de vida em 2018 chegou a ser anunciada em 2015. Á época, o show da turnê Rebel Heart aconteceria na Arena Castelão.
Demi Lovato
Demi Lovato consta na lista apenas pela expectativa gerada. É importante explicar que o cancelamento da passagem da cantora pelo Ceará deveu-se a um fator de saúde. A jovem cancelou sua turnê sulamericana, marcada para novembro deste ano, para focar em sua reabilitação. Ela encerraria a turnê em Fortaleza, com show no Centro de Eventos do Ceará. Boa recuperação, Demi! Volte logo aos palcos.
Black Label Society
Em 2012, o Black Label Society desmarcou o show de Fortaleza alegando não ter recebido o que foi acordado pelos realizadores. Quase seis anos depois do acontecido, nenhum valor referente aos ingressos foi devolvido aos compradores.
Lady Gaga
O nome da diva chegou a circular em um possível show na Arena Castelão. Tudo partiu de um twitter onde uma funcionária do equipamento afirmava negociar com Gaga.
Lobão em Fortaleza
Cancelado por falta de interesse do público.
Mamamoo
O grupo sul-coreano Mamamoo iria participar de um "Fanmeeting" no último mês de setembro em Fortaleza. Infelizmente, os custos para trazer o grupo K-Pop formado por Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa ficaram altos para a organização. Em nota, a produtora responsável explicou que já solicitou junto a operadora do cartão de crédito o reembolso financeiro aos fãs.
Bryan Adams
O músico canadense Bryan Adams cancelou o show em Fortaleza anunciado para maio de 2017, no Centro de Formação Olímpica. Em nota, a produtora informou que o cancelamento deveu-se "à agenda pessoal do artista".
Coldplay
Um grupo de 40 mil fãs do Coldplay (sim, existem) se uniram, por meio de um evento no Facebook, na tentativa de trazer a banda inglesa para terras alencarinas.
Nenhuma negociação oficial chegou a circular. Chris Martin e sua trupe retornaram ao Brasil apenas para datas no Sul e Sudeste do País.
Rebelde Brasileiro
Sem muitas explicações, o Rebeldes cancelou a passagem pelo Ceará. A apresentação seria a última da série de despedidas da banda. "Com isso, o projeto Rebeldes chega definitivamente ao fim. Obrigada a todos que nos acompanharam até aqui. Lembrarei de vocês para sempre”. Valeu, falou.