“As cidades e as pessoas brasileiras estão em ruínas”, diz professor que vai lançar livro na Bienal

Em entrevista ao Verso, Cavalcante Júnior elenca detalhes sobre "A Existência em Ruínas", 16º livro sob sua autoria e que vai culminar também num colóquio

Legenda: Cavalcante Júnior é pesquisador-poeta e professor universitário
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Acontece neste sábado (24), às 18h, na Sala Lira Cearense, localizada no Mezanino 2 do Centro de Eventos, o lançamento do livro "A Existência em Ruínas", compondo a programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

A obra é a 16ª assinada por Cavalcante Júnior, professor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA - UFC), e traz, no miolo, um conteúdo de ciência poética, a arte de escrever ao modo dos poetas, contemplando o estético como outra forma do saber e a poesia como racionalidade científica.

Em entrevista ao Verso, Cavalcante afirma que o exemplar foi o resultado dos estudos de pós-doutorado em Comunicação e Produção Literária, realizados na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Prof. Dr. Gustavo de Castro.

"O livro apresenta a perambulação de um pesquisador-poeta que passa pelo mundo e deixa o mundo passar por si, e o registro 'de cada vivimento que eu realmente tive', como escreveu João Guimarães Rosa, em 'Grande Sertão: veredas'", explica. "Infelizmente, a minha constatação, foi a de uma existência em ruínas".

Assim sendo, para ele, de todas as obras que publicou, esta foi a mais "difícil e dolorosa de escrever", tendo em vista o pesar de quem vivencia a ruína da própria existência. "Ela somente foi possível graças à imersão no silêncio e na solidão de quem escreve a palavra-buraco. Vivi um retiro de escrita: lendo, caminhando, sentindo, pensando e escrevendo", detalha. 

Temáticas

A profunda imersão no próprio eu deve garantir leituras inspiradas à audiência. Temáticas sobre amor, amizade ou de quando tudo se desfaz para adentrar o buraco infinito da dor e encontrar o desejo de morrer, podem ser acessadas pelos leitores nas páginas da obra.

Nela, Cavalcante produz feituras para fazer a vida mais doce e escreve, sobretudo, a mando de seu coração, que ainda pulsa. "Trata-se de um convite para estesiarmos a nossa existência, o que para muitos atualmente é anestesiada", comenta.

Legenda: A também escritora e professora universitária Juliana Diniz integra o I Colóquio A Existência em Ruínas
Foto: Foto: Roger Pires

Não à toa, as expectativas para o lançamento na Bienal do Livro são grandes. Especialmente porque, no mesmo dia, um pouco mais cedo, acontecerá I Colóquio A Existência em Ruínas, com a presença de convidados que lançarão diferentes olhares sobre as ruínas da existência contemporânea, cada um partindo de si mesmo e de suas perspectivas, em falas serão compartilhadas pela primeira vez em um momento único para ouvi-los.

O time é composto por André Feitosa, da Universidade de Coimbra; Juliana Diniz, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Carlos Velázquez, da Universidade de Fortaleza (Unifor); e Yuri Sales, da Unifametro. Ao final do Colóquio, retorna-se ao conteúdo do livro “A existência em ruínas” para o lançamento, que contará com a apresentação da jornalista Lílian Martins.

Indagado sobre como a temática da obra se conecta ao tema da Bienal, "As cidades e os livros", o professor Cavalcante Júnior comenta:

"As cidades e as pessoas brasileiras estão em ruínas e o meu livro procura apresentar algumas delas, do suicídio ao exílio, da tristeza à incompletude, do vazio ao buraco". 

Serviço
Lançamento do livro "A Existência em Ruínas", do professor Cavalcante Júnior
Neste sábado (24), às 18h, na Sala Lira Cearense, localizada no Mezanino 2 do Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz). A partir das 14h, realização do I Colóquio A Existência em Ruínas no mesmo espaço. Programação gratuita. O livro também pode ser adquirido por meio do site da Editora CRV.

A Existência em Ruínas
Francisco Silva Cavalcante Júnior

Editora CRV
2019, 103 páginas
R$ 30