Após 'transtornos' do pré-carnaval na Praia de Iracema, Dragão do Mar não abre no sábado (1º)

Programação do equipamento será retomada no domingo (2)

Escrito por Redação ,
Legenda: O recurso poderá ser usado para pagamento emergencial aos trabalhadores da cultura, em três parcelas de R$ 600.
Foto: Foto: divulgação

O Centro Cultural Dragão do Mar (CDMAC), em Fortaleza, estará fechado neste sábado (1). Os gestores do Centro afirmam em nota que transtornos ocorridos na Praça Almirante Saldanha, localizada na frente do equipamento, motivaram a decisão. No último dia 25 de janeiro, a Praça foi ocupada por foliões do pré-carnaval de Fortaleza.

Denúncias de roubos, arrastões e brigas circularam nas redes sociais. No entanto, a ocupação do entorno não faz parte da agenda oficial de pré-carnaval da instituição. Na quarta-feira (29), o Dragão se pronunciou em relação às denúncias de violência na região:

"Tem circulado nas redes sociais e na imprensa relatos sobre tumultos causados durante uma suposta programação de pré-carnaval realizada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos últimos finais de semana. O CDMAC vem a público esclarecer que o pré-carnaval do Dragão é o Chão da Praça, cuja programação somente terá início no dia 6 de fevereiro, na Praça Verde do Dragão do Mar. Conforme apurado junto à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), os incidentes mencionados ocorreram na Praça Almirante Saldanha, não tendo ocorrido nos espaços, nem no contexto das programações do centro de arte e cultura", explica o comunicado.

Reformas

Outra razão apontada para o fechamento é a lavagem das caixas d´água do prédio. A intervenção integra a série de reformas que o Centro vai passar ao longo de 2020.
Por conta da decisão, as atividades agendadas para o sábado foram realocadas. A sessão especial do filme "Açúcar" ficou para o domingo (2). Logo após a projeção, o público participa de debate com um dos diretores da obra, o cineasta Sérgio Oliveira. 

O Dragão do Mar informa que a agenda dos próximos sábados de fevereiro segue normal. Entretanto, qualquer tipo de alteração será informada ao público.

Leia nota na íntegra

Em virtude dos transtornos causados pela programação não oficial de pré-Carnaval que tem ocorrido, aos sábados, nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praça Almirante Saldanha, o CDMAC fechará neste próximo dia 1º de fevereiro. Neste momento, o centro de arte e cultura também passa por reforma, o que o impede de receber qualquer excesso de público. Neste sábado, também estaremos providenciando a lavagem das caixas d´água.

O CDMAC será reaberto no domingo (2), com retorno normal à programação. A sessão do longa "Açúcar", seguida de conversa com o diretor Sérgio Oliveira, que ocorreria no sábado, será realizada no domingo (2), às 19h30.

A festa de pré-carnaval organizada pelo Dragão é o "Bloco Chão da Praça" e acontece sempre às quintas-feiras. A folia completa sete edições em 2020 e será realizada no dia 6 de fevereiro, na Praça Verde. 

Programação oficial

Chão da Praça

Dia 06/02 - DJ Famoso + Os Transacionais + Getúlio Abelha
Dia 13/02 - DJs Castilho e Delgado + Os Transacionais + Mulher Barbada
Dia 16/02 - Gustavo Portela + Convidados. Baile de Carnaval Infantil do Dragão
Dia 20/02 - DJ Guga de Castro + Os Transacionais + Luiza Nobel. Chão da Praça /Baile à Fantasia

Serviço:

Bloco Chão da Praça. Dias 06, 13 e 20 de fevereiro de 2020, às 19h, na Praça Verde. Gratuito. 18 anos
Baile de Carnaval Infantil do Dragão. Dia 16 de fevereiro de 2020, às 17h, na Praça Verde. Gratuito. Livre

ATUALIZADO

Outro espaço voltado para a cultura e entretenimento na Praia de Iracema também optou por não funcionar no sábado. O Órbita Bar criticou a falta de segurança no local e tomou a decisão com o intuito de preservar clientes e funcionários. A informação foi veiculada nas redes oficiais da casa. O texto explica que ações criminosas aconteceram de forma "intensa e irremediável" nos últimos dois sábados de pré-carnaval".

Nota do Óbrita Bar na íntegra

"É sabido que nesse período de pré-carnaval grandes eventos públicos acontecem na cidade inteira, mas após o término da programação dos Polos, grande parte desses foliões se desloca e se concentra na praça e no entorno do Dragão do Mar. Esse acúmulo de pessoas, sem nenhuma organização e policiamento, resulta em inúmeras ocorrências.

Infelizmente, grupos se aproveitam desse momento de descontração e festa para praticar furtos, assaltos, brigas, dentre outras atividades criminosas, que têm sido fracamente reprimidas pelas autoridades responsáveis. O policiamento presente na praça, timidamente resumido a uma cabine Policial, com contingente mínimo, acaba sendo insuficiente e ineficaz na intervenção desses delitos e desconfortos, que têm acontecido de forma intensa e irremediável nos últimos dois sábados de pré-carnaval.

Devido a isto, prezando pela integridade e segurança dos nossos funcionários e clientes, neste sábado 01/02 não abriremos, assim convergindo ao mesmo entendimento de outras casas do entorno e Centro Cultural Dragão do Mar, que também permanecerão fechados. Retornaremos normalmente com a nossa programação tradicional no domingo 02/02"

 

 

Assuntos Relacionados