Após incorporar chope de vinho do antigo 'Bixiga', Gandaia Bar e Restaurante encerra atividades

O estabelecimento funcionará apenas até sábado (23). Depois, retornará com novo nome, novo cardápio e nova administração, mas sem data definida

Escrito por Luana Severo , luana.severo@svm.com.br
Fechada do Gandaia Bar no Dragão do Mar
Legenda: O Gandaia Bar funciona no Dragão do Mar, ao lado do Gandaia Club
Foto: Divulgação/Gandaia Bar

O Gandaia Bar e Restaurante, que recentemente incorporou o chope de vinho, carro-chefe do antigo Chopp do Bixiga, vai seguir os passos do ex-vizinho e encerrar suas atividades comerciais no próximo sábado (23). Mas, não é exatamente o fim. O estabelecimento deve voltar a funcionar entre abril e maio, transformado, com novo nome e novo cardápio.

Isso significa que, mais uma vez, o tradicional chope de vinho, que tanto fez sucesso nos anos 2000, no Dragão do Mar, deixará de ser comercializado na região.

A boate que funciona ao lado do Gandaia Bar e Restaurante, chamada Gandaia Club, vai continuar funcionando normalmente.

De acordo com o gerente do Gandaia Bar, Siddartha Gautama, o fechamento não tem a ver com a recente incorporação da bebida ao cardápio, pelo contrário. "Ajudou bastante o Dragão do Mar, a essência boêmia", disse. A busca pelo chope de vinho "teve seu ápice" no início das vendas, mas, depois, virou algo mais corriqueiro.

Chope de vinho
Legenda: O chope de vinho era o carro-chefe do Chopp do Bixiga, que encerrou suas atividades no ano passado. A bebida foi incorporada pelo Gandaia Bar, que também irá fechar as portas
Foto: Thiago Gadelha

Boa parte do pessoal que provava o chope de vinho era turista acompanhado de uma pessoa que teve alguma experiência, alguém daqui de Fortaleza que teve uma experiência e queria levar essa experiência para a pessoa. Ou um turista que veio anos atrás e teve a oportunidade de vir novamente a Fortaleza. Ele vinha e já ia direto no chope de vinho. Tivemos até de fazer uma placa na frente [do bar] dizendo que tínhamos o chope de vinho, porque a localização era outra. Estávamos ao lado do principal criador [Bixiga], onde eles [turistas] experimentaram essa experiência. Nosso público aumentou. Tínhamos mais pessoas, os rendimentos aumentaram".
Siddartha Gautama
Gerente do Gandaia Bar

No entanto, nos últimos meses, no período de Pré-Carnaval e Carnaval, as vendas gerais no bar diminuíram. "Tivemos bastante prejuízo. Diminuiu bastante o movimento do bar. E sempre optamos por ter um grande número de funcionários para atender", alegou Siddartha. Atualmente, segundo ele, o empreendimento conta com 15 funcionários diretos, entre atendentes, cozinheiros, seguranças, bartenders e responsáveis pela limpeza, além dos vínculos indiretos, como artistas, designers e fornecedores de materiais.

Veja também

Gandaia Bar vs. Gandaia Club

Além das dificuldades financeiras, outro fator que fez com que os administradores do comércio decidissem descontinuá-lo foi a confusão que os nomes do bar e da boate vizinha, Gandaia Club, causavam nos frequentadores da região.

Os dois estabelecimentos têm até públicos distintos, o que colaborou para a decisão atual de mudança de nome. "Fica um pouco confuso quando a gente tenta falar para os clientes do bar que somos diferentes do Gandaia Club. Às vezes clientes que queriam saber do bar perguntavam no clube ou clientes que queriam saber do clube perguntavam no bar. Já aconteceu de uma pessoa achar que esqueceu o celular, a gente ir atrás para ver se achava e, quando foi ver, a pessoa estava achando que estava falando com a boate, mas não, estava falando com o restaurante. Então, tinha essas confusões", explicou o gestor.

Veja também

E a confusão ficou ainda pior quando o Gandaia Bar incorporou o chope de vinho do Chopp do Bixiga. "Nosso público mudou da água para o vinho. Começou a ter mais famílias. [...] E, quando começavam as atrações tipo karaokê, havia uma espécie de troca de público, as mesas encerravam suas contas, saíam e vinham outras pessoas. A gente estava nessa linha, atuando entre dois mundos", contou Siddartha.

Serviço

A última programação prevista do Gandaia Bar é o "Pagode da Saudade", que será no sábado (23). Um dia antes, na sexta-feira (22), o local fará o seu último karaokê.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 72 - Praia de Iracema
Funcionamento até: sábado, 23 de fevereiro

Assuntos Relacionados