O Cineteatro São Luiz vai suspender a programação presencial até a segunda quinzena de fevereiro para receber restauros e garantir a preservação do patrimônio histórico. Os ajustes serão realizados por alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS).
A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE) detalhou que os trabalhos estão sendo realizados em etapas. Apesar da suspensão das atividades presenciais, o espaço cultural seguirá com atividades externas gratuitas na Praça do Ferreira, assim como atrações virtuais no YouTube.
"As ações de restauro e conservação da sala principal do Cineteatro São Luiz representam nosso compromisso com a memória cultural e a valorização de um patrimônio que é símbolo da arte e da identidade do povo cearense".
Por sua vez, o diretor do Cineateatro São Luiz, José Alvez Netto, destacou que a pausa visa conservar esse patrimônio cearense tombado, que "de extrema importância para nos prepararmos para as celebrações de aniversário e para os próximos anos".
Ele ainda acrescentou estar "às vistas de um futuro cada vez mais bonito e promissor do equipamento, que segue atuando graças ao trabalho diário de muitas mãos e à presença carinhosa e consolidada do público e da classe artística”.
Etapas de restauro
Na primeira etapa, ainda neste ano, serão identificados os atuais danos e também ocorrerá a preparação dos espaços que receberão o restauro.
Já a parte prática deve iniciar no dia 16 de janeiro, com a seguinte organização:
- Mapeamento;
- Análises sobre o seu estado atual de conservação;
- Realização de ações restaurativas para recomposição das camadas pictóricas.
A equipe responsável pela restauração realizou um curso de formação prévio com foco em manter a integridade do espaço. A coordenação é realizada pela restauradora e professora Carolina Alves, e a supervisão é do restaurador Merlin Alves.
Restauro do Cineteatro São Luiz
Em 2025, o Cineteatro São Luiz completa 67 anos de inauguração e também irá comemorar 10 anos da reinauguração. Esse restauro será o primeiro desde a reabertura, em 2015.
A Secult CE detalhou que as intervenções ocorrem nas áreas externas e internas do equipamento, como:
- As portas de entrada e o piso de mármore original do Foyer;
- A sala de cinema e de espetáculos Luiz Severiano Ribeiro;
- A sala principal.
No caso da sala principal, por exemplo, será feita a manutenção do ar-condicionado e o restauro nas paredes laterais, que são compostas por elementos de diferentes tipos de relevos coloridos.