Diário do Nordeste

Google lança a inteligência artificial Bard no Brasil; veja funções e como acessar

O chatbot vem para fazer concorrência ao ChatGPT

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 06:50)
Bard no Brasil

O Google lançou no Brasil, nesta quinta-feira (13), o Bard, chatbot gratuito de inteligência artificial concorrente do ChatGPT e que serve para redigir textos, responder perguntas e buscar informações. A chegada da ferramenta ocorre dois meses após o lançamento global. A ferramenta estará disponível somente no site via desktop e celular e tem mais 40 idiomas, como português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi.

O chat é uma tecnologia experimental que responde perguntas baseadas nos conhecimentos que ele "sabe". Ele poderá ainda escrever textos e fazer resumos, por exemplo. O sistema vai possibilitar cinco tipos de resposta: simples, longa, curta, profissional ou casual. Se você não gostar da resposta em um modo, pode alternar para outro. 

interface inicial do Bard

"O Google tem como objetivo criar tecnologias que resolvam problemas importantes e ajudem as pessoas no dia a dia. Somos otimistas quanto ao incrível potencial da IA e de outras tecnologias avançadas para capacitar as pessoas, beneficiar amplamente as gerações atuais e futuras e trabalhar pelo bem comum. Acreditamos que essas tecnologias promoverão inovação, além de favorecer nossa missão de organizar as informações mundiais e torná-las universalmente acessíveis e úteis", informa o Google na seção de perguntas frequentes sobre o Bard, 

O Bard ainda não havia sido lançado no Brasil e nas nações da União Europeia, pois o Google estava evitando ter problemas por questões regulatórias.

Com o lançamento no Brasil, novas funcionalidades foram adicionados:

  • Integração com imagens
  • Organizador de conversas
  • Exportar códigos
  • Compartilhamento de respostas em redes sociais e links

Como usar? 

Para usar o Bard, é preciso ter uma conta Google e logar no site oficial do chatbot. Após isso, é só enviar comandos para dizer o que você quer que ele gere ou responda. 

Ele mantém um histórico de interações, parecido com o ChatGPT. Os chats podem ser apagados, também. O Bard poderá ainda comunicar suas respostas oralmente.