O 'passaporte da vacina' contra a Covid-19 será exigido para os profissionais que irão às urnas, nesta quarta-feira (17), para as eleições da seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). A estimativa é que 20 mil advogados compareçam aos locais de votação.
Conforme o órgão, eles só poderão votar mediante apresentação do documento.
O órgão publicou nota sobre a medida nesta segunda (15). "Numa parceria com o governo do Estado, o evento seguirá os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo decreto estadual e pelo protocolo de eventos corporativos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)", explicou.
"Só terão acesso aos locais de votação os advogados e as advogadas que estiverem portando o comprovante de vacinação", diz o texto.
Além disso, explicou, todos deverão manter o distanciamento social, utilizar álcool em gel para higienização das mãos e máscaras cirúrgicas (PFF2, KN-95 ou N-95).
A eleição irá definir os integrantes das diretorias da OAB, da Caixa de Assistência dos Advogados e dos Conselhos Seccional e Federal da Ordem. A expectativa é que a apuração dos votos encerre por volta das 16h30.
O resultado será divulgado em tempo real, através do site da OAB Ceará.
Locais de votação
Em Fortaleza, o local de votação é o Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão leste, Portão D, 1° mezanino). No interior do Estado, a votação será nas dependências das respectivas sedes das Subsecções ou em outros lugares previamente divulgados.
A eleição da recém-criada Subsecção do Litoral Oeste será realizada na sede da Subsecção da Região Metropolitana de Fortaleza.
Chapas candidatas
- Candidato Daniel Aragão: Chapa número 90 “OAB Por Você”;
- Candidato Erinaldo Dantas: Chapa número 20 “Somos Mais OAB”;
- Candidato Sávio Aguiar: Chapa número 10 “OAB Livre e Independente”.
Exigência do 'passaporte da vacina' no Ceará
A comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 passa a ser exigida, a partir desta segunda-feira (15), em bares, restaurantes e eventos de todo o Ceará. O chamado ‘passaporte da vacina’ poderá ser apresentado de forma física ou digital. Veja como tirar:
- Baixe o aplicativo Ceará App (iOS e Android);
- Na página principal, clique em ‘Emitir passaporte de vacinação’. Você será redirecionado para a página do Conecte SUS, do Governo Federal;
- No Conecte SUS, entre com seu CPF e sua senha;
- Na página principal, clique em ‘Vacinas’. Em seguida, clique nas suas vacinas. Depois, em ‘Certificado de Vacinação Covid-19';
- Seu certificado terá o brasão do Governo como marca d’água. Logo abaixo, você pode ver o “verso” do documento digital, que contém o QRCode para validação dele.
O certificado tem validade de 12 meses após a emissão e pode ser baixado nas versões em português, inglês e espanhol. No conteúdo, ele apresenta as seguintes informações: dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste