Vacinas bivalentes contra a Covid-19 chegam 'em breve', garante Marcelo Queiroga

Marcelo Queiroga ainda pediu para população tomar dose de reforço

Escrito por Redação ,
Marcelo Queiroga
Legenda: Marcelo Queiroga é Ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro
Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, avisou que as vacinas bivalentes contra a Covid-19 devem chegar ao Brasil "em breve" e logo serão aplicadas na população. Em pronunciamento compartilhado nas redes sociais, nesta quarta-feira (23), o titular da Pasta detalhou que a pasta receberá um cronograma de envio pela Pfizer. 

O imunizante bivalente BA1 protege contra a cepa original do coronavírus e contra a variante Ômicron BA1. Já o bivalente BA4/BA5, oferece imunidade à variante original e também à variante Ômicron BA4/BA5. Ambos foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na terça-feira (22).

A liberação foi efetuada em caráter emergencial, pois vacinas protegem contra as subvariantes da Ômicron. 

Veja também

O Ministério da Saúde deve negociar com a Pfizer para viabilizar a oferta dos imunizantes. “O atual contrato do Ministério da Saúde com os fornecedores contempla a entrega de vacinas atualizadas contra novas cepas. Em breve, teremos o cronograma de envio dos lotes", detalhou.

Incentivo à vacinação

Em pronunciamento, Queiroga ainda pediu para brasileiros buscarem os postos de vacinação, pois quase 70 milhões não tomaram a primeira dose de reforço e mais de 32 milhões poderiam ter tomado a segunda.

“Venho mais uma vez fazer um apelo a todos os brasileiros: vacinem-se contra a Covid-19, atualizem a caderneta de vacinação contra a doença. Hoje, a média móvel de novos casos de Covid-19 aumentou 161% nos últimos 14 dias. Não podemos relaxar quando temos as armas contra o vírus”.
Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde

“Com aprovação da Anvisa para uso emergencial da versão bivalente da vacina da Pfizer, teremos mais um imunizante à disposição no combate à doença”, acrescentou Queiroga.

Imunizantes contra as subvariantes da Ômicron

As vacinas foram desenvolvidas pela Pfizer, empresa responsável por uma das vacinas contra a Covid já aplicadas no país. A aprovação permite uso das bivalentes como dose de reforço na população a partir de 12 anos.

Segundo Meiruze Freitas, diretora da Anvisa, o reforço com o imunizante bivalente deve melhorar a proteção da população contra a variante Ômicron. Ela ressaltou, no entanto, que não se deve atrasar a dose de reforço já prevista para esperar as vacinas bivalentes.

"Todas as vacinas de reforço aprovadas ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por Covid-19”, afirmou.

Assuntos Relacionados