Um dos suspeitos de matar o ator Jeff Machado, Jeander Vinícius da Silva Braga já tinha sido preso em flagrante por um roubo em junho de 2019, no Rio de Janeiro. Jeander e Bruno de Souza Rodrigues foram indiciados pelo homicídio, na última segunda-feira (29).
Conforme informações da Uol, em 2019, Jeander ficou detido por quatro meses após furtar o celular de uma mulher em Copacabana, zona sul da capital carioca. Ele teria pegado o aparelho da cintura da vítima, no entanto, foi alcançado por pedestres após a mulher tentar alcançá-lo e gritar "pega ladrão".
Jeander respondeu em liberdade condicional até abril deste ano. Ele e Jeff teriam se conhecido em um aplicativo de encontros e, no dia 23 de janeiro, o homem teria ido à casa do ator.
De acordo com publicação do portal g1, Jeander confessou participação na ocultação do corpo de Jeff, em depoimento na última sexta-feira (26). Ele foi indiciado também por participação no homicídio - não só pela ocultação do cadáver.
Suspeitos presos
A Delegacia de Descobertas de Paradeiros, responsável pelas investigações do caso Jeff Machado, pediu a prisão de Jeander e Bruno de Souza Rodrigues nessa quarta-feira (31).
Segundo informações do jornal O Globo, eles são os principais suspeitos do crime.
Confissão
Em depoimento à Polícia, Jeander disse trabalhar como ajudante de pedreiro e ter seis filhos. Relato consta na decisão em audiência assinada pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza.
O processo de furto contra Jeander foi arquivado em 25 de abril deste ano. Mas pode ser reaberto após as novas investigações relacionadas à morte de Jeff.
A Polícia acredita que O ator tenha sido vítima de um crime premeditado. Ele foi morto com um fio de metal, na casa dele, em Guaratiba. Jeander foi responsável por cavar o buraco onde o baú com o corpo do ator foi colocado, enquanto Bruno teria comprado o material de construção para concretar o baú.
Na versão apresentada pelo suspeito à Polícia, houve uma terceira pessoa envolvida no crime. Esse suspeito teria matado Jeff e dito que "é isso que faz com quem passa HIV para os outros".
Jeander então teria sido obrigado por essa terceira pessoa a participar da ocultação do corpo de Jeff, colocando no baú e transportando-o para Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
A Polícia, no entanto, diz não acreditar que haja uma terceira pessoa envolvida e que essa versão é fantasiosa.