As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2022 encerram nesta sexta-feira (25), às 23h59. Neste ano, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e de 2021 podem ser usadas no processo seletivo. O sistema computará, automaticamente, a pontuação mais alta obtida.
Para se candidatar a uma das vagas da iniciativa, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e efetuar a inscrição.
O resultado da primeira chamada do Prouni deve ser divulgado na próxima quarta-feira (2), segundo o cronograma do Ministério da Educação. Já o período para comprovação das informações da primeira chamada acontece entre os dias 3 e 14 de março.
Como se inscrever no Prouni
- O primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
- Em seguida, é necessário que o usuário use as informações da própria conta "gov.br" para entrar na plataforma. Caso ele ainda não possua uma conta do tipo, deve acessar a página do gov.br e efetuar o cadastramento.
- A próxima etapa é escolher, em ordem de preferência, até duas opções de curso — selecionando a instituição de ensino onde deseja estudar, além do turno.
- Depois, o candidato deve informar qual modalidade deseja participar: ampla concorrência ou vagas de cotas.
- É necessário observar a nota de corte parcial, divulgada diariamente, para o curso escolhido. É possível mudar as opções de graduação escolhidas até esta sexta-feira (valerá a última escolha marcada nesta data).
Notas das duas últimas edições do Enem
A partir deste ano, os estudantes poderão usar as notas das últimas duas edições do Enem para o processo seletivo do Prouni, segundo decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Até 2021, só era possível considerar a pontuação obtida no exame no ano anterior.
O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.
Como participar do Prouni?
Para participar do programa, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (o equivalente a R$ 1.818 em 2022) para obter a bolsa integral. Para a bolsa parcial, a renda mensal por pessoa tem de ser de até três salários mínimos (o equivalente a R$ 3.636 em 2022).
É preciso atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada (para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni).