Moradores encontram jiboia considerada mais rara do mundo no interior de SP

A última jiboia ribeira (Corallus cropanii) foi capturada em 2017, também por moradores

Moradores do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo encontraram, no fim de outubro, uma jiboia ribeira (Corallus cropanii), espécie considerada a mais rara do mundo, conforme especialistas. As informações só foram divulgadas nesta quarta-feira (25). Ela foi encaminhada para o Instituto Butantan.

Paulo Vinicius Teixeira, Wilian Daniel Martins, Bernardo Alves dos Santos e Virgílio Gomes encontraram o animal após serem contatados pelos guardas do Parque Estadual Intervales, que viram a cobra se deslocando, segundo o Portal G1.

Os pesquisadores explicam que o animal é uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg. O local onde o animal foi encontrado abriga a comunidade que é ativa na conservação e faz parte do Parque Estadual Intervales, além de ser inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar.

"Ela está em um terrário e será mantida em cativeiro para exames e estudos. Depois, vai ser solta na natureza com um aparelho de telemetria para mostrar seu caminho, que dura um tempo, cerca de quatro meses", explica o biólogo Bruno Rocha, de 33 anos, pesquisador do Butantan e coordenador do Projeto Jiboia do Ribeira, junto com a pesquisadora Daniela Gennari.

A última cobra da mesma espécie foi capturada em 2017, também por moradores.