O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decretou, nesta quinta-feira (1º), a prisão temporária do produtor de TV Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga, suspeitos de matar o ator Jefferson Machado.
Os dois foram indiciados pela Polícia Civil do RJ por homicídio triplamente qualificado na segunda-feira (29). A decisão do TJRJ pela prisão é apontada pela polícia como necessária para o andamento da investigação, segundo reportado pelo jornal O Globo.
Ainda devem prestar depoimento a esposa de Jeander, o marido de Bruno e o pedreiro que fez a obra na casa onde Jeff foi encontrado. O ator foi morto em janeiro, mas o corpo só foi encontrado no dia 22 de maio, concretado no piso de uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
Conforme a mãe do ator, o dia 21 de janeiro foi a data do último contato direto com ele. Após essa data, a comunicação acontecia apenas via troca de mensagens de WhatsApp.
Uma das linhas da investigação é a de que Jeff teria sido enganado com a promessa de entrar em uma novela. Bruno de Souza trabalhou na Globo até 2018, quando foi demitido. Em nota, a emissora informou ter fornecido, no último domingo (28), os detalhes do desligamento à polícia.
Outra versão, que Bruno declarou em seu depoimento, é que o crime aconteceu em 23 de janeiro. O produtor Jeander e um homem chamado Marcelo estariam na casa do ator para gravarem um vídeo de conteúdo adulto. Os três teriam chegado ao local por volta de 13h e, após o ato, que teria sido filmado por Bruno, o ator teria morrido com um mata-leão.
Para a polícia, no entanto, Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius premeditaram o crime. Segundo as investigações, o ator foi asfixiado com um fio de metal, na própria casa, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Outra versão
Jeander confessou participação na ocultação do corpo de Jeff, mas deu outra versão em depoimento na última sexta-feira (26). Esse suspeito teria matado Jeff com um fio no pescoço e dito que "é isso que faz com quem passa HIV para os outros".
Ele então teria sido obrigado por essa terceira pessoa a participar da ocultação do corpo de Jeff, colocando no baú e transportando-o para Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
A polícia, no entanto, diz não acreditar que haja uma terceira pessoa envolvida, e que essa versão é fantasiosa. Ele foi indiciado também por participação no homicídio e não só pela ocultação do cadáver.
Morte trágica
O laudo da necropsia de Jeff Machado indicou que ele pode ter sido morto por asfixia ou estrangulamento, mas não conseguiu determinar com exatidão.
Para a polícia, Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius premeditaram o crime. Segundo as investigações, o ator foi asfixiado com um fio de metal, na própria casa, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Linha do tempo do caso Jeff Machado
- 23/01 - Carro do ator é visto em uma blitz da Polícia Militar, na Estrada da Ilha, em Guaratiba. Essa é a data considerada como início do desaparecimento do ator.
- 25/01 - Veterinária e amiga de Jeff, Patrícia Triacca, desconfia da mudança de comportamento do ator que desistiu da venda de um cão de raça em cima da hora. A comercialização do animal estava programada há dois anos.
- 26/01 - O cartão de crédito do ator é utilizado pela última vez. Por três dias, os suspeitos gastaram R$ 5.392,02.
- 31/01 - ONG recebe de denúncia sobre abandono de cachorros de raça do ator, na Zona Oeste. Todos estavam perdidos.
- 01/02 - Cachorros são resgatados e veterinária o alerta. Por mensagens de texto, se mostra preocupado, avisa que está em São Paulo e que havia deixado os animais com uma amiga. Ele não liga ou manda áudios.
- 02/02 - Jeff faz a última publicação no Instagram utilizando hashtags de que estaria morando em São Paulo. Na legenda, escreveu: "Recomeço. Gratidão!".
- 03/02 - Mais cachorros de Jeff são encontrados e a veterinária se revolta com o amigo.
- 04/02 - Patrícia conversa com a família do ator e pergunta sobre o comportamento dele. A família do artista também concordou com as suspeitas da amiga de Jeff.
- 05/02 - Família e veterinária vão à delegacia prestar queixa do sumiço do ator.
- 22/05 - A polícia encontra o corpo do ator dentro de um baú, enterrado e concretado, em um imóvel em Campo Grande, no Rio de Janeiro.
- 26/05 - Corpo do ator é transportado para Santa Catarina.
- 27/05 - Jeff Machado é velado e sepultado Araranguá, em Santa Catarina.
- 31/05 - Polícia Civil pede a prisão de dois suspeitos do crime: o produtor Bruno Rodrigues e o garoto de programa Jeander Vinícius da Silva.
- 01/06 - Justiça determina prisão de Bruno Rodrigues e Jeander Vinícius da Silva