A Polícia Federal (PF) irá disponibilizar equipes para fazer uma escolta especial de segurança de Sofía Petro Alcocer, filha do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante intercâmbio da jovem no Brasil. A jovem vai estudar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) durante cinco meses.
O intercâmbio inicia em 26 de fevereiro e seguirá até o dia 2 de julho. Todavia, a escolta iniciou em 3 de fevereiro, quando a jovem chegou ao Brasil para se acomodar para o intercâmbio. As informações são da TV Globo.
O pedido de segurança foi feito pela embaixada da Colômbia ao Ministério dos Exteriores, que atendeu a solicitação. O procedimento trata-se de praxe diplomática, conforme apurou a TV Globo, mas normalmente é cumprido por curtos períodos, como em viagens especiais quando parentes acompanham chefes de Estado estrangeiros, por exemplo.
Em ofício obtido pela emissora, o Itamaraty destacou o quadro de "violência persistente" na Colômbia e a política do presidente do País para combater crimes, que acaba colocando em riscos a autoridade e seus familiares.
Além disso, a TV Globo apurou que o pedido do governo colombiano para escolta policial da filha de Petro se baseia na alta exposição dela nas redes sociais. A jovem tem mais de 200 mil seguidores no Instagram.