Fechado há um mês devido às enchentes no RS, Aeroporto de Porto Alegre só deve reabrir no Natal

Voos comerciais têm sido operados pela Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está há exatamente um mês fechado devido à catástrofe climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul. O local foi um dos mais prejudicados pelas enchentes, e deve passar por uma série de reparos antes de ser reativado. A previsão é de reabrir apenas no Natal, de acordo com o Governo Federal.

Uma inspeção feita nesta segunda-feira (3) constatou que o aeroporto precisa reparar toda a rede elétrica e realizar reformas na pista de voos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, inclusive, que o asfalto da pista está esfarelando.

Segundo o G1, algumas áreas do local ainda estão alagadas e precisam ser drenadas. A situação é monitorada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo Governo Federal e pela Fraport, concessionária do aeroporto.

Antes do fechamento, eram feitas, em média, 142 viagens diárias no Salgado Filho, tanto nacionais como internacionais. No entanto, com o fechamento, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, passou a operar alguns voos comerciais. Viagens internacionais seguem suspensas.

Tragédia no RS

De acordo com boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado nesta segunda-feira (3), a tragédia climática deixou 172 mortos e 806 feridos. Além disso, 579,4 mil pessoas ficaram desalojadas.