FAB inicia remoção de motores de avião da Voepass que caiu em Vinhedo

Maioria dos destroços ainda continua no local do acidente

Começa neste domingo (11) a remoção dos dois motores do avião modelo ATR-72 que fazia o voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas na última sexta-feira (9). A responsabilidade será da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (Cenipa).

Segundo a FAB, os motores da aeronave que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, serão armazenados no Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para dar início às apurações da causa do acidente, que causou a morte de todos os 58 passageiros e dos quatro tripulantes.

Na ação deste domingo, além do Cenipa, estarão presentes membros das Agências Francesa e Canadense. A aeronave foi fabricada no país europeu e os motores, na nação norte-americana.

Ainda é esperado que o chefe do Cenipa, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, faça um pronunciamento no início da tarde deste domingo nas proximidades da queda da aeronave.

Acidentes aéreos com aviação comercial são raros no Brasil

A queda do avião da Voepass é considerada por especialistas em aviação como um evento isolado no País. Isso porque o segmento passou por diversas atualizações de segurança no Brasil nos últimos anos, devido justamente a acidentes que causaram grande repercussão nacional e internacional.

O acidente com a Voepass Linhas Aéreas foi o primeiro em mais de 13 anos no Brasil envolvendo a aviação comercial entre regiões distintas. A aeronave saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos (SP).

Antes, dois graves acidentes em dois anos seguidos desencadearam uma crise no setor aéreo brasileiro e acontecerem envolvendo a aviação comercial entre regiões no País.

Em setembro de 2006, o voo Gol 1907 com origem em Manaus (AM), escala em Brasília (DF) e com destino ao Rio de Janeiro (RJ) foi atingido por um jato Legacy 600 quando sobrevoava a Serra do Cachimbo (MT). A aeronave de passageiros caiu, matando 154 pessoas.

Menos de um ano depois, em julho de 2007, o voo TAM JJ3054 pousava no aeroporto de Congonhas (SP) vindo de Porto Alegre (RS) quando excedeu os limites da pista, passou por cima da avenida Washington Luís e se chocou contra o prédio da então TAM Cargo. Todos os 187 ocupantes da aeronave e mais 12 pessoas em solo morreram.

Outros dois acidentes aéreos envolvendo brasileiros também foram destaque. Em junho de 2009, o voo Air France 447 caiu em águas internacionais no Oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, vitimando todas as 228 pessoas que estavam no avião.

Em novembro de 2016, a delegação da Chapecoense se dirigia para Medellín para disputar a partida de ida da final da Copa Sul-Americana. Após uma pane seca (ausência total de combustível), a aeronave caiu na região de Cerro Gordo (atual Cerro Chapecoense), matando 71 dos 77 ocupantes do avião.