Explosões são ouvidas em frente ao STF; uma pessoa morreu

Praça dos Três Poderes foi isolada e o esquadrão antibombas foi chamado ao local

Duas explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, por volta de 19h30 desta quarta-feira (13). Uma delas ocorreu próxima à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi evacuado, e a outra no Anexo IV da Câmara dos Deputados. Uma pessoa morreu. A Polícia Federal (PF) deve abrir um inquérito para investigar o caso.   

Conforme a Agência Brasil, primeiro, foram detonados artefatos explosivos que estavam em um carro estacionado no prédio da Câmara, próximo ao STF. Em seguida, houve a explosão no autor do ataque, em frente à sede do Supremo. Os estrondos teriam ocorrido no intervalo de 20 segundos.  

O corpo do homem foi encontrado na calçada da Praça dos Três Poderes, em frente à estátua da Justiça. No porta-malas do veículo dele, foram achados fogos de artifício e tijolos, segundo informações do portal G1. Bombeiros e agente do esquadrão antibombas foram chamados ao local.

O prédio do Supremo foi esvaziado. "Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela", informou a Corte.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal abrirá inquérito para apurar o suposto atentado. As sessões na Câmara e no Senado foram suspensas após a confirmação da morte.

No momento das explosões, o presidente Lula não estava no Palácio do Planalto, que fica localizado na Praça dos Três Poderes, segundo o portal Metrópoles. Ministros relataram que o chefe de Estado deixou o local por volta da das 17h30 e seguiu para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a cerca de 5 quilômetros do ataque.

Esplanada dos Ministérios é fechada

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, informou ao g1 que a Esplanada dos Ministérios também foi fechada.