O brasileiro Anderson Robson Barbosa, suspeito de matar a esposa e a filha no Japão, em 2022, foi preso pela Polícia Federal, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (14). Na época, relatórios da polícia japonesa apontaram que ele deixou a cena do crime e teria embarcado para o Brasil.
Ele foi incluído na lista nacional de procurados após ser apontado como principal suspeito da morte da japonesa Aramaki Manami, de 29 anos, e da filha do casal, Lily, de apenas três anos.
Conforme o Uol, a prisão ocorreu devido a uma cooperação internacional entre o Brasil e as autoridades policiais do Japão.
A 13ª Vara Federal de Curitiba expediu mandados judiciais de busca e apreensão no endereço de Anderson. A defesa do brasileiro não se manifestou sobre o caso.
Entenda o caso
Os homicídios ocorreram em um conjunto habitacional no bairro de Higashi, em Osaka, cidade portuária localizada a 400 km de Tóquio, no Japão. Anderson teria matado a esposa e a filha entre os dias 20 e 21 de agosto de 2022.
Autoridades afirmam que as duas foram esfaqueadas e encontradas mortas no apartamento onde moravam. Anderson não foi visto no local. O pai de Aramaki Manami encontrou o corpo da filha e chamou a polícia no dia 24 de agosto.
Com ajuda de imagens de câmeras de segurança, a polícia identificou o brasileiro e viu que Anderson pegou um trem na manhã do dia 21 de agosto.