Após 3 mil brasileiros solicitarem a repatriação, o Governo Federal divulgou que um avião será deslocado para buscar o grupo. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), do modelo KC-30, deixa o Rio de Janeiro em direção a Beirute, capital do Líbano, na manhã desta quarta-feira (2).
Esta será a primeira aeronave para repatriar brasileiros em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio. A previsão é de que seja feita a retirada de cerca de 230 a 240 pessoas.
O avião deve decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, fazer uma escala em Lisboa, em Portugal, e posteriormente pousar no aeroporto de Beirute. A tripulação contará com militares da área de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos.
“Já estamos com uma lista que estamos preparando. Nesse primeiro voo serão cerca de 230, 240 pessoas no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade”.
Ainda não foi divulgada a data de retorno.
Comunidade brasileira no Líbano
O número de brasileiros que solicitaram a repatriação em 2023 é equivalente ao registrado em 2006, quando houve uma guerra entre Israel e o Líbano, e o Brasil realizou uma ação de repatriação.
Cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano, sendo a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio. Na semana passada, dois adolescentes brasileiros morreram após bombardeios de Israel em território libanês.