Um terremoto de magnitude superior a 7 graus foi sentido na manhã desta quarta-feira (3, noite de terça em Brasília) em Taiwan e provocou alerta de tsunami na região, como nas ilhas ao sul do Japão e nas Filipinas, mas que posteriormente foi suspenso. O fenômeno deixou pelo menos nove mortos, 800 feridos e 77 pessoas presas em túneis e edifícios desabados, além de desaparecidos, informaram as autoridades locais.
A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha indicado que foi de 7,4. Abalos secundários ainda podem ser sentidos em Taipei, capital da nação, com mais de 50 registrados, disseram autoridades meteorológicas, segundo a Reuters.
Dois prédios ruíram na cidade de Hualien, no leste de Taiwan, onde "se acredita que algumas pessoas estão presas", disse um funcionário dos bombeiros à AFP. Em imagens que viralizaram nas redes sociais é possível ver prédios que desabaram. Não há informações de quantas pessoas conseguiram sair dos edifícios.
"O terremoto ocorreu perto da terra e é pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas [...] É o mais forte em 25 anos", declarou à imprensa Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico taiwanês. Em 1999, um terremoto de magnitude 7,6 foi sentido no local e deixou 2,4 mil mortos.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos informou que, em grande parte, “a ameaça de tsunami já passou”.
A mídia estatal da China informou que o terremoto foi sentido na província de Fujian, no sudeste, enquanto uma testemunha disse à Reuters que o tremor também foi sentido no centro comercial de Xangai.
O serviço de metrô da linha vermelha de Taipei, capital de Taiwan, retornou o serviço, em ambas vias, por volta de 10h (horário local). Há, pelo menos, nove deslizamentos de terra na rodovia Suhua, que está fechada, conforme o jornal New York Times.
Queda de internet
Conforme o Observatório de Internet, foi registrado quedas de conexão em diversas partes de Taiwan, após o terremoto.
A falta de internet ocorre devido ao alerta de tsunami.
Alerta de tsunami é suspenso
Autoridades de Taiwan e Japão emitiram alerta de tsunamis para suas regiões costeiras, prevendo ondas de até três metros. Conforme a Reuters, a agência meteorológica nipônica disse que várias pequenas ondas atingiram partes da província de Okinawa, no sul. Posteriormente, o país rebaixou o alerta de tsunami para apenas um aviso.
Já nas Filipinas, as autoridades sismológicas alertaram os residentes costeiros de várias províncias, dizendo-lhes para se deslocarem para terrenos elevados.
Voos cancelados
Conforme a CNN, todos os voos das regiões japonesas de Okinawa e Kagoshima foram suspensos após o alerta de tsunami na área, de acordo com a Japan Airlines.
Voos que iriam para áreas com alerta de tsunami retornaram ao destino de origem.
'Evacuem'
"Evacuem!", indicou um letreiro na televisão nacional japonesa NHK. "Vem aí um tsunami, por favor evacuem imediatamente", expressou um apresentador dessa emissora. "Não parem, não voltem".
Segundo o USGS, o terremoto teve seu epicentro a 18 km ao sul da cidade taiwanesa de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.