Em meio a enchente histórica e devastadora que já deixou pelo menos 158 mortos na Espanha, imagens de satélite mostraram o rastro da destruição no país. A Agência Espacial Europeia divulgou registros de 8 de outubro e de 30 de outubro, e os danos ao redor da lagoa de Albufera ficaram visíveis.
As cidades de Valência e Alzira foram profundamente afetadas. O nível da água subiu por conta da chuva, e em algumas regiões choveu o esperado para um ano inteiro em somente oito horas.
Há regiões ilhadas e sem energia, e com transportes suspensos. O trem de alta velocidade entre Madri e Valência e entre Barcelona e Valência não estava funcionando até essa quinta-feira (31).
'Inundação do século'
As equipes de resgate prosseguiam nesta quinta com as buscas por vítimas das piores inundações registradas em mais de 50 anos na Espanha. A emergência meteorológica "contínua" é chamada de "inundação do século" e alertou o primeiro-ministro Pedro Sánchez.
Mais de mil militares foram mobilizados, principalmente na região de Valência, leste do país, ao lado de bombeiros, policiais e socorristas que tentam localizar eventuais sobreviventes e retirar os destroços provocados pela tempestade.
"Há muitas pessoas desaparecidas", confirmou nesta quinta-feira a ministra da Defesa, Margarita Robles. Segundo a ministra, "há lugares, como Paiporta e Masanasa, onde pode haver pessoas nas garagens, nos porões, pessoas que foram buscar os veículos. Esta é a prioridade no momento".