Agência Espacial Europeia registra 'aranhas' em Marte; entenda

Imagens registradas pela instituição mostram formas semelhantes a aracnídeos

O registro de uma região próxima ao polo sul de Marte chamou atenção por capturar um fenômeno que gera formações parecidas com aranhas. A imagem foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA), na última quarta-feira (24).

Na captura, feita pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, é possível observar as formações de cor escura, com estruturas semelhantes às patas dos aracnídeos.

ENTENDA O FENÔMENO

Considerado comum, o fenômeno ocorre no início da primavera marciana, quando a luz do sol incide sobre o gelo formado no inverno, que possui camadas de dióxido de carbono.

De acordo com informações da entidade europeia, os raios solares aquecem a parte inferior da camada, transformando o elemento em gás. Durante o processo, ele acaba se acumulando e, em determinado momento, rompe a superfície do gelo.

Quando a ruptura acontece, o dióxido emerge, carregado de poeira escura, na forma de fontes altas ou gêiseres. O gás, em seguida, cai sobre o solo, criando as manchas escuras semelhantes à aranhas, capturadas na imagem.