Não mais tão populares em termos de preços, os carros de entrada das principais montadoras tiveram variação significativa nos últimos dez anos.
O Uno foi o modelo que teve maior diferença de preços, com variação de 136,3% considerando veículos novos e do ano. Em 2011, um Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ ECONOMY 2p custava R$ 24.635. Neste ano, um Uno Drive 1.0 Flex 6V 5p está custando R$ 58.444.
Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) referentes ao mês de setembro tanto de 2011 como de 2021 e consideram apenas veículos 0 km.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, a inflação sobre veículos acumulou variação de 27,32% sobre automóveis novos e de 30,73% sobre os usados.
A maior escalada dos preços veio no último ano, que trouxe uma situação atípica para o mercado devido à pandemia.
Por que os carros subiram?
O coordenador do IPC da Fipe, Guilherme Moreira, explica que a inflação sobre os veículos seguiu de forma normal até 2020, quando houve um salto. A variação acumulada dos últimos 12 meses é de 27,16% para os carros usados e de 22,22% para os novos.
Além do fenômeno normal do aumento dos preços, incluindo inovações tecnológicas que tornaram os veículos mais robustos, a paralisação de montadoras e a falta de peças no mercado internacional impactou diretamente a produção de veículos, levando ao aumento dos preços.
“Se a gente considerar o histórico, [carros] não eram bens que subiam acima da inflação. É uma movimentação atípica”, destaca.
Na visão do especialista, a alta é sentida sobretudo pelos carros populares.
“As pessoas que compram carros populares têm maior dificuldade. Quem compra um carro importado, ultra esportivo, não deixa de comprar porque subiu 20%. No carro popular, um aumento de 5%, 10%, afeta muito o mercado. Algumas montadoras pararam de oferecer carros de entrada para conseguir continuar a produção. Um pequeno aumento em um carro popular causa uma perda maior de vendas”, relaciona.
Segundo Moreira, não há como prever uma redução nos preços dos veículos. O que se espera é uma estabilização à medida que a produção de carros nas montadoras consiga se estabelecer com o arrefecimento da pandemia.
Carros populares em 2011
Modelo |
Valor |
Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ ECONOMY 2p |
R$ 24.635,00 |
Celta Life/ LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 3p |
R$ 25.475,00 |
Palio 1.0 ECONOMY Fire Flex 8V 2p |
R$ 26.525,00 |
Ka 1.0 8V/1.0 8V ST Flex 3p |
R$ 28.477,00 |
SANDERO Authentique Hi-Flex 1.0 16V 5p |
R$ 29.660,00 |
Classic Life/LS 1.0 VHC FlexP. 4p |
R$ 30.150,00 |
Siena 1.0/ EX 1.0 mpi Fire/ Fire Flex 8v |
R$ 31.221,00 |
Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8V 4p |
R$ 31.243,00 |
Corsa Hat. Maxx 1.4 8V ECONOFLEX 5p |
R$ 32.011,00 |
Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 3p |
R$ 33.483,00 |
Carros populares em 2021
Modelo |
Valor |
KWID Life 1.0 Flex 12V 5p Mec. |
R$ 45.889,00 |
MOBI EASY 1.0 Fire Flex 5p |
R$ 46.170,00 |
Ka 1.0 S TiVCT Flex 5p |
R$ 52.753,00 |
up! 1.0 Total Flex 12V 5p |
R$ 54.230,00 |
UNO DRIVE 1.0 Flex 6V 5p |
R$ 58.444,00 |
Gol 1.0 Flex 12V 5p |
R$ 62.818,00 |
HB20 Sense 1.0 Flex 12V Mec. |
R$ 62.839,00 |
ARGO 1.0 6V Flex. |
R$ 63.118,00 |
SANDERO Life Flex 1.0 12V 5p Mec. |
R$ 63.505,00 |
Fox Connect 1.6 Flex 8V 5p |
R$ 64.854,00 |