Chá-verde: veja benefícios, como fazer e se realmente emagrece

A infusão é procurada, geralmente, pela alta quantidade de antioxidantes

Imagem de chá verde sendo colocado em uma xícara branca
Legenda: O chá verde está associado a uma série de benefícios, mas é lembrado pelo efeito termogênico
Foto: Shutterstock

Produzido a partir da folha da Camellia sinensis, o chá-verde é bastante popular no Oriente, onde começou a ser bebido com mais frequência. Hoje, em solo brasileiro, ele também ficou acessível se tornando sinônimo de uma série de benefícios, além de ser procurado por pessoas que desejam manter um estilo de vida mais saudável.

Campeão em polifenóis, ou seja, repleto de antioxidantes, o chá-verde teve o consumo associado à melhora na circulação sanguínea, além de ser lembrado como um aliado na resistência à ação da insulina no corpo de quem o toma.

Emagrece?

Entretanto, no meio dos que buscam os benefícios oferecidos por ele, existe quem atente para a função que este chá tem de agir para auxiliar no emagrecimento.

Mesmo que não possua influencia direta na questão, o chá-verde tem capacidade termogênica, algo que está associado à elevação da temperatura corporal. Essa característica, nesse caso, é ligada também à aceleração na queima de calorias. 

Benefícios 

Segundo o nutrólogo Fernando Guanabara, ele também possui muitos outros benefícios. "Ele tem ação anti-inflamatória, antioxidante. Consegue melhorar energia, retenção de líquido, edemas ou até mesmo inchaço, trabalhando no controle das inflamações", explica. 

Legenda: Os chás podem ajudar em questões diversas na saúde
Foto: Shutterstock

O profissional aponta que, além da possibilidade de ajudar na temperatura do corpo, o chá-verde é lembrado até mesmo pela possibilidade de retardar o processo de envelhecimento no corpo. Combatendo os radicais livres, ele mantém a saúde da pele e até a aparência saudável.

No entanto, ele atenta para a necessidade de entender como ele não pode ser o único fator para definir saúde: "Não existe uma única estratégia para ajudar na prevenção dessas inflamações, por exemplo. O chá pode ajudar nesse sentido quando se mantém um estilo de vida mais saudável", pontua. 

Quem não deve tomar

Apesar dos benefícios da infusão, os profissionais de saúde delimitam quais grupos não podem tomar este líquido normalmente. "Os pacientes que têm hipertensão ou algum tipo de cardiopatia, o ideal é que não utilizem o chá-verde", diz Fernando Guanabara.

Outro fator importante é a possibilidade de o chá-verde afetar o sono. Conforme o médico, a capacidade termogênica do chá pode acelerar o metabolismo, deixando o corpo mais agitado mesmo quando a intenção é relaxar. "Por isso mesmo é bom ficar atento na questão do horário", alerta o médico.

Quando tomar o chá-verde e porquê

Para aqueles que desejam definir o chá-verde como um dos integrantes de uma dieta equilibrada, a recomendação é enxergá-lo como um aliado. Para a endocrinologista Ana Flávia Torquato, por exemplo, uma precaução importante está em saber como associá-lo às demais refeições ou momentos, por exemplo.

"Ele possui substâncias essenciais como catequinas e flavonoides, que são benéficas do ponto de vista cardiovascular. Alguns estudos, inclusive, apontam que pessoas que bebem chá vivem mais, o que ajuda nessa inclusão na dieta", revela.

Segundo a profissional, a substância deve ser vista como mais uma forma de auxiliar nas funções do corpo, e não como o único fator para ajudar em casos de emagrecimento ou prevenção do envelhecimento.

O chá-verde serve para:

  • Ajuda a prevenir vários tipos de câncer já que evita o dano celular por conta da alta taxa de antioxidantes;
  • Combate os radicais livres, mantendo a pele hidratada e evitando o envelhecimento contínuo das células;
  • Auxilia no controle dos níveis de colesterol ou até mesmo inibe a formação de coágulos no sangue;
  • Acelera o metabolismo, auxiliando também na liberação de energia do corpo e até mesmo combatendo a retenção de líquidos no corpo;
  • Previne as infecções no corpo por possuir propriedades antimicrobianas;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue também com a ação antioxidante. Pode ajudar na prevenção ou tratamento do diabetes (se consumido sem açúcar).

Como fazer

Ingredientes

  • 1 colher de sopa da erva do chá-verde (Camellia sinensis)
  • 1 litro de água

Modo de fazer

  • Em uma panela aqueça a água filtrada. Quando borbulhar, desligue o fogo.
  • Acrescente a colher de sopa da erva do chá-verde na água quente e cubra o recipiente
  • Deixe em infusão por volta de 3 a 5 minutos. Após isso, sirva como preferir

*Fernando Guanabara é médico nutrólogo e Ana Flávia Torquato é médica endocrinologista


Assuntos Relacionados