Governador do Ceará afasta delegado de cargo após filmagem de agressão contra mulher no Cariri

Um processo disciplinar foi aberto pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD)

Escrito por Redação ,
Agressão contra mulher foi registrada por populares em Aurora
Legenda: Agressão contra mulher foi registrada por populares
Foto: Reprodução/Redes sociais

O governador do Ceará Elmano de Freitas anunciou o afastamento do delegado Paulo Hernesto Pereira Tavares do cargo, na tarde deste sábado (11). Responsável por unidades policiais de Aurora e Barro — municípios localizados no Cariri cearense — o agente de segurança foi filmado agredindo uma mulher após um acidente de trânsito. 

"Repugnantes e inaceitáveis as imagens que circulam, neste sábado, de agressão cometida pelo delegado de Aurora contra uma mulher, após acidente de trânsito. Determinei o afastamento imediato dele das funções e submeti o caso à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD)", escreveu Elmano de Freitas nas redes sociais. 

Ainda segundo o governador, um processo disciplinar foi aberto pela CGD. "O Governo do Estado do Ceará não admite esse tipo de comportamento, principalmente por parte de um agente de segurança, que tem por dever zelar pela segurança da nossa população", concluiu o titular do Executivo estadual. 

Briga na rua

Conforme relato de populares, o delegado de Polícia Civil deixava o local dos festejos alusivos aos 140 anos de emancipação política de Aurora quando teria se envolvido em um acidente na caminhonete em que trafegava com uma motocicleta.

No acidente, o veículo do delegado foi parar em cima da calçada de uma casa, quase atropelando um grupo de pessoas. A motocicleta estaria sendo conduzida por um adolescente. 

A Polícia Militar da cidade recebeu chamados relatando o acidente e a confusão na rua por volta das 5h. Imagens de celular gravadas no local, mostram que quando a guarnição já atendia a ocorrência, uma mulher chega próximo ao delegado, fala algo e leva um tapa do delegado em um dos lados do rosto.

Veja também

De imediato, os policiais seguram o delegado e afastam a vítima. Outras pessoas se mostram indignadas com o comportamento do servidor da Polícia Civil. No vídeo, o delegado se mostra alterado, proferindo xingamentos, como "vagabunda".  

Segundo informação da Polícia Militar, Tavares teria se negado a fazer o teste do bafômetro e teria alegado que não era ele quem dirigia a caminhonete no momento do acidente.

O caso já foi relatado ao Comando Geral da PM, a Delegacia Geral da Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

O que diz a Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informa que repudia veementemente os fatos ocorridos, na manhã deste sábado (11), em Aurora - Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez, já determinou apuração rigorosa do caso  pela Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil.

"Os fatos ocorridos não condizem com as diretrizes da instituição. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também determinou imediata instauração de procedimento disciplinar para devida apuração, que está em trâmite. No momento, o procedimento segue em andamento na Delegacia Municipal de Brejo Santo". 
Comunicado da Polícia Civil do Ceará

A reportagem tentou contato também com a Delegacia Regional de Brejo Santo e com o delegado Tavares, envolvido na ocorrência. Ele chegou a atender a ligação e afirmou que mandaria uma nota por escrito a respeito do caso. O material não foi enviado até o fechamento da reportagem. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados