Dez detentos tentam fugir pelo telhado de presídio em Pacatuba

O grupo foi frustrado pelos policiais penais, que flagraram a tentativa de fuga pelo sistema de monitoramento da unidade

Escrito por Luana Severo e Felipe Mesquita ,
Detentos deitados em telhado de presídio em Pacatuba
Legenda: Os detentos fazem parte de uma mesma ala na penitenciária
Foto: Reprodução

Pelo menos dez detentos tentaram fugir da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na tarde desta quinta-feira (14). Os detentos já estavam no telhado da penitenciária quando foram flagrados pelo sistema de monitoramento do local e foram capturados por policiais penais. 

O Diário do Nordeste apurou com uma fonte da Polícia Penal que os internos envolvidos na tentativa de fuga pertencem à ala 1 do presídio e são vinculados a uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foi procurada para se posicionar sobre a ocorrência e esta matéria será atualizada quando a resposta da pasta for enviada.

Veja também

Como a tentativa de fuga aconteceu?

Conforme informações preliminares, o grupo estava em um momento rotineiro de corte de cabelos, em um setor chamado de "gaiola", que fica entre as celas e o pátio do banho de sol, quando conseguiu escapar do local quebrando cadeados. Não foi informado o material que utilizaram para conseguir o feito.

Na área externa, eles teriam utilizado uma "teresa" — uma corda formada por lençóis torcidos — para subir as colunas do pátio e alcançar o teto da ala 1. Foi no telhado, inclusive, que o sistema de monitoramento do presídio flagrou o grupo e frustrou a tentativa de escape.

Fugas recentes

O sistema prisional do Ceará tem passado por sucessivas fugas e tentativas de escape de presos. Na última segunda-feira (11), há menos de uma semana, cinco detentos que trabalhavam em uma obra no quintal da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne, em Itaitinga, conseguiram fugir. Eles foram identificados como Pedro Lucas Alves Bezerra, Francisco Douglas Lopes, Antonio Wilson Freitas da Silva, Antonio Matheus Sousa Sales e Antonio Luã Rocha do Nascimento.

Na sexta-feira (8), Nilson Reis Feitosa, condenado por sequestrar e matar uma estudante de medicina e por sequestrar e estuprar uma fisioterapeuta, em crimes diferentes no Piauí, também fugiu da cadeia de Pacatuba.

WHATSAPP DO DIÁRIO DO NORDESTE

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados