A Receita Federal apreendeu 38 kg de drogas, entre K9, cocaína e MDMA, no Aeroporto de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (11). Essa foi a primeira apreensão de K9 em encomendas da capital.
Os entorpecentes avaliados em R$ 1 milhão foram enviados por correspondência postal. As drogas estavam em cinco encomendas com origem em São Paulo e destino a Fortaleza, Itapajé e Maranguape.
Os cães farejadores da receita, Ithor e Saymon, detectaram a presença de substância ilícitas.
Foi confirmada a contaminação nos pacotes, contendo 6 kg de K9, 5,5 kg de cocaína e 27 kg de substância análoga à MDMA. Esta última é utilizada como matéria-prima de outras droga, como ecstasy, LSD, NBome.
Os entorpecentes apreendidos pela Receita Federal serão entregues à polícia, que deve abrir inquérito para investigar o tráfico.
Droga com alto poder viciante
Também chamada de spice, a substância tem alto poder viciante e é conhecida por causar um 'efeito zumbi'. Entre os efeitos colaterais, estão o aumento da agressividade e até convulsões.
A expressão dos usuários muda, lembrando o comportamento dos zumbis de filmes e séries. O K9 é uma droga sintética que utiliza como base um canabinoide criado em laboratório.
A substância é comercializada em papel e apesar de ter a mesma substância, não tem relação com a maconha.