Além da Ocorrência: sobrevivente e defensora expõem modus operandi do feminicídio; ouça podcast

O podcast de Segurança do Diário do Nordeste ouve Elisângela Gomes, que teve a orelha decepada pelo ex-companheiro, e Jeritza Braga, da Defensoria Pública do Ceará.

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
03 de Novembro de 2026 - 06:00
capa da noticia
Legenda: O quinto episódio do Além da Ocorrência, podcast do Diário do Nordeste, expõe a escalada da violência contra a mulher a partir da história de uma sobrevivente de tentativa de feminicídio e da experiência de uma defensora pública que atua no acolhimento às vítimas.
Foto: Reprodução e Fabiane de Paula/SVM.

"O feminicídio é o último degrau daquela violência". A avaliação é de Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE).

A partir da experiência no atendimento a mulheres em situação de violência, ela explica, no quinto episódio do podcast Além da Ocorrência, que esses crimes não necessariamente começam com uma agressão física.

Antes, podem existir comportamentos de violência psicológica e moral que se agravam com o tempo. 

A análise da defensora conduz a edição, que aborda os caminhos para interromper a escalada da violência contra a mulher.

São discutidos os sinais de alerta, as dificuldades enfrentadas por vítimas que tentam romper relações violentas e os desafios para garantir que a rede de proteção funcione.

O podcast Além da Ocorrência aborda diferentes temas da segurança pública.
Legenda: O podcast Além da Ocorrência aborda diferentes temas da segurança pública.
Foto: Fabiane de Paula/SVM.

O episódio também traz o relato de Elisângela Santos Gomes, que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio cometida pelo ex-companheiro, em Fortaleza, e teve a orelha decepada e reimplantada em hospital.

Violência pode começar antes da primeira agressão física

Na conversa com a repórter Luana Severo, que apresenta o podcast, Jeritza chama atenção para a naturalização de comportamentos machistas que podem anteceder situações mais graves.

Segundo ela, a violência pode aparecer em atitudes cotidianas, como piadas, controle e imposição de papéis dentro de casa.

Jeritza Braga tem anos de experiência no acompanhamento de mulheres vítimas de violência.
Legenda: Jeritza Braga tem anos de experiência no acompanhamento de mulheres vítimas de violência.
Foto: Fabiane de Paula/SVM.

A supervisora do Nudem explica ainda que a agressão costuma se desenvolver gradualmente: começa com violência psicológica e moral, podendo avançar para empurrões e agressões físicas e chegar ao risco de morte.

29
Mulheres foram vítimas de feminicídio no Ceará entre janeiro e setembro de 2026. Delas, 24 foram mortas por armas brancas ou outros meios. Dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp).

Durante a entrevista, Jeritza também fala sobre a necessidade de ampliar a participação feminina nos espaços de decisão para que elas atuem na elaboração das leis e das políticas públicas que afetam suas vidas.

Onde buscar ajuda

A violência contra a mulher pode ser denunciada por diferentes canais. Familiares, amigos, vizinhos e qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma situação de violência também podem acionar as autoridades.

  • Ligue 180: serviço gratuito de orientação e recebimento de denúncias de violência contra a mulher, com atendimento 24 horas.
  • WhatsApp do Ligue 180: (61) 9610-0180.
  • Emergências: em situações de risco imediato, ligue 190.

Sobre o Além da Ocorrência

O Além da Ocorrência é um produto original da editoria de Segurança do Diário do Nordeste.

Apresentado pela repórter Luana Severo, com supervisão e edição do jornalista Emerson Rodrigues, o podcast busca mergulhar na complexidade de temas que vão muito além do plantão policial e terá oito episódios nesta primeira temporada.

Cada episódio tem um tema específico e ouve um convidado diretamente envolvido com o assunto.

Serviço

Podcast Além da Ocorrência

  • Onde ouvir: no Spotify e em todas as outras plataformas de áudio do Diário do Nordeste
  • Produção, apresentação e roteirização: Luana Severo
  • Edição de conteúdo e de áudio: Emerson Rodrigues
Este conteúdo é útil para você?