Voluntários e Marinha retiram cerca de 800 kg de óleo das praias de Icapuí

A população da região teme que, com a ingestão do capim misturado ao óleo, os peixes e tartarugas acabem morrendo

Escrito por
(Atualizado às 18:51)

Após ser atingida por óleo na segunda-feira (21), as praias de Icapuí contaram com apoio de diversos grupos de voluntários para realizar as limpezas nas praias. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), já foram retirados 800 kg de óleo da praia de Barreira, em Icapuí, com apoio também de 60 militares da Marinha.

Na segunda-feira, 21, o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) confirmou a presença da mancha de petróleo cru em Redonda, Ponta Grossa e Barreiras. A substância atinge o litoral cearense há mais de 50 dias.

O alerta agora no local envolve o capim-agulha, nas praias de Redonda e Ponta Grossa. Nas duas localidades, as manchas estão menores, mas ainda envoltas ao “capim-agulha", que serve de alimento para animais marinhos. Com a ingestão do capim misturado ao óleo, os peixes e tartarugas acabam morrendo. 

O pescador Francisco Edgar Junior, que mora a cerca de 30 metros da Praia de Barreiras, conta que no início da manhã não foram observadas muitas manchas de óleo próximas a sua casa. Ele foi um dos voluntários que se juntou à corrente solidária formada no litoral de Icapuí nesta terça-feira, 22.