Meruoca (Sucursal/Sobral) - Acontece neste sábado, 10, o lançamento do projeto do I Festival de Inverno da Serra da Meruoca. A programação constará de alvorada, às 6 horas, com banda de música e fogos; e passeios turísticos, a partir das 8 horas, com um roteiro que inclui a Bica do Buraco da Velha, Lages, balneário natural Bica do Bom Jesus, Pintos, Cruz da Romana e Paraíso das Orquídeas.
No período de 10h30min às 17 horas, será realizada a Feira de Gastronomia e Artesanato, na quadra do Ginásio Poliesportivo. Também está agendado um festival de xadrez aberto. Outro momento importante será a abertura de uma trilha de esportes radicais, com a participação de pilotos de Teresina (PI).
Durante a noite, a partir das 20 horas, haverá teatro de rua com a encenação da Paixão de Cristo. Os turistas e os moradores participarão também da missa do galo na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
“O objetivo principal do I Festival de Inverno da Serra da Meruoca é dar início à construção de um espaço permanente em que se pretende oferecer o que há de melhor em matéria de arte, cultura, ecoturismo, artesanato e culinária”. É o que destaca a coordenadora de Turismo do Município, Tereza Santos, enfatizando que o festival ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de junho. “O que acontecerá neste Sábado de Aleluia será o lançamento do projeto, com uma variedade de atrações para a população local, bem como para os turistas que prestigiam a serra nessa época de Semana Santa”, arremata Tereza, acrescentando que o festival será um eixo norteador para a constituição do turismo serrano e suas implicações quanto a um novo modelo de desenvolvimento, com a revitalização do centro urbano, com atividades artísticas e culturais.
Meruoca, localizada a 240 Km de Fortaleza, na região norte do Ceará, possui clima ameno e belezas naturais como cachoeiras, mirantes, montanhas, lagos, trilhas, vales entre outras. “Tanta diversidade vem conquistando turistas que aliam belas paisagens a esportes radicais”, enfatiza Tereza Santos, chamando a atenção para a organização do Festival de Inverno que está à cargo do Instituto Superior de Educação e Promoção Humana (ISEPH) e Prefeitura Municipal, com apoio de entidades como a Faculdade da Ibiapaba (FACIB). Importante ressaltar que o projeto envolve 14 municípios da região.