Vereadores tomam posse para o mandato de 4 anos em Fortaleza; veja quem são
A sessão de instalação da legislatura foi presidida por Adail Júnior (PDT), o mais velho entre os de maior número de legislaturas presente
A Câmara Municipal de Fortaleza deu posse, na tarde desta quarta-feira (1º), aos 43 vereadores que vão legislar sobre a vida na cidade e fiscalizar a Prefeitura entre 2025 e 2028. Os novatos e veteranos na Casa prestaram compromissos perante o Legislativo e assinaram seus respectivos termos de posse.
A sessão de instalação da legislatura foi presidida por Adail Júnior (PDT), o mais velho entre os de maior número de legislaturas presente. As formalidades dos novos mandatos só acabam na noite desta quarta, após a cerimônia de transmissão de cargo na Prefeitura e de posse dos novos secretários, grupo que reúne cinco vereadores recém-efetivados.
Veja também
Escolhido para a liderança do Governo Evandro na Câmara, o vereador Bruno Mesquita (PSD) fez projeções sobre os primeiros meses de mandato.
“Nós vamos chegar tentando implantar uma política de presença de prefeito, os 100 dias focando na saúde e no lixo que existe em nossa cidade. [...] A gente tem 32 vereadores na base do prefeito Evandro e quer que a cidade volte a se unir em torno de um projeto de melhoria da cidade, e é para isso que a gente vem conversando com os vereadores”, disse.
A vereadora mais votada nas eleições de outubro, em Fortaleza, também comentou sobre como a oposição está se organizando. Priscila Costa (PL) explicou que o PL optou por não compor nenhum espaço na nova Mesa Diretora para garantir uma “voz independente” na Casa.
“Hoje, o PL são cinco vereadores, e nós pretendemos ampliar a oposição, que surge aqui na Câmara Municipal de uma maneira ainda mais qualificada. A primeira pauta é aquilo que o prefeito prometeu. Ele não disse que ia derrubar a taxa do lixo? Comecemos por aí. Então esse será o tom, talvez, do primeiro dia”, declarou Priscila.
Empossados os mandatos, a Câmara deve realizar, ainda, a eleição da Mesa Diretora do biênio 2025-2026, da qual a chapa encabeçada por Léo Couto (PSB) – a única em disputa – deve sair vencedora. Além disso, o Parlamento vai empossar o prefeito Evandro Leitão (PT) e a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD).
Quem são os vereadores empossados em Fortaleza nesta quarta (1º):
- Adail Jr. (PDT)
- Adriana Gerônimo (PSOL)
- Aglaylson (PT)
- Ana Aracapé (AVANTE)
- Apollo Vicz (PSD)
- Bella Carmelo (PL)
- Bruno Mesquita (PSD)
- Carla do Acilon (DC)
- Chiquinho dos Carneiros (PRD)
- Claudia Gomes (PSDB)
- Dalila Saldanha
- Dalila Saldanha
- Danilo Lopes (PSD)
- Didi Mangueira (PDT)
- Dr. Luciano Girão (PDT)
- Emanuel Acrizio (AVANTE)
- Erich Douglas (PSD)
- Estrela Barros (PSD)
- Eudes Bringel (PSD)
- Fabio Rubens (PDT)
- Gabriel Biologia (PSOL)
- Gardel Rolim (PDT)
- Germano He Man (MOBILIZA)
- Jânio Henrique (PDT)
- Jorge Pinheiro (PSDB)
- Julierme Sena (PL)
- Kátia Rodrigues (PDT)
- Leo Couto (PSB)
- Lucio Bruno (PDT)
- Marcel Colares (PDT)
- Marcelo Lemos (AVANTE)
- Márcio Martins (UNIÃO BRASIL)
- Michel Lins (PRD)
- Michel Lins (PRD)
- Paulo Martins (PDT)
- Pedro Matos (AVANTE)
- Ppcell (PDT)
- Priscila Costa (PL)
- Professor Enilson (CIDADANIA)
- Raimundo Filho (PDT)
- Ronaldo Martins (REPUBLICANOS)
- Tony Brito (PSD)
- Wellington Sabóia (PODEMOS)