Legislativo Judiciário Executivo

Sarto e dirigentes de dez partidos se reúnem em Fortaleza para alinhar estratégias eleitorais

Eleição de representantes governistas para a Câmara Municipal foi um dos temas que entraram na pauta

Escrito por Bruno Leite , bruno.leite@svm.com.br
Reunião de Sarto
Legenda: De acordo com partidários, novo encontro deve ser marcado para dar continuidade a conversas sobre o pleito.
Foto: Bruno Leite

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se reuniu, nesta quarta-feira (20), com dirigentes de dez partidos que deverão integrar seu grupo na disputa eleitoral de outubro, quando tentará sua recondução ao cargo. O encontro ocorreu durante um almoço num restaurante do bairro da Varjota, região central da Capital. 

Segundo o ex-prefeito e presidente do PDT municipal, Roberto Cláudio, a meta do agrupamento é eleger um bloco com 30 parlamentares. Perguntado sobre as deliberações que seriam discutidas no almoço, ele evitou dar detalhes, mas pontuou que a ideia foi alinhar estratégias para que todos tenham nomes no Legislativo alencarino.

Veja também

"Foram várias, mas existem algumas de ordem interna. Temos nove partidos aliados e todos farão vereadores. Nossa tarefa é organizar esse esforço em cada um deles para que todos tenham uma representação na Câmara", comentou o pedetista durante entrevista coletiva realizada no intervalo da reunião. 

Marcaram presença na mesa os seguintes nomes: 

  • Alexandre Pereira - presidente do Cidadania Ceará 
  • Carlos Kleber - presidente do Agir Ceará 
  • Ciro Gomes - vice-presidente nacional do PDT 
  • Élcio Batista - presidente do PSDB Ceará 
  • Eneylândia Rabelo - presidente do PMB Ceará 
  • Flávio Torres - presidente do PDT Ceará
  • Juliana Aragão - secretária geral do PRTB Ceará
  • Michel Lins - presidente do PRD Ceará 
  • Reginaldo Moreira - presidente do Mobiliza Ceará 
  • Roberto Cláudio - presidente do PDT Fortaleza 
  • Robson Leite - presidente do DC Ceará 
  • Rodrigo Nogueira - presidente do Avante Ceará 
  • Wellington Sabóia - presidente do Mobiliza Fortaleza 

Além dos presidentes e demais ocupantes de funções de comando em diretórios partidários, também sentaram-se à mesa os vereadores Paulo Martins (PDT), representando a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), e Professor Enilson (Cidadania).

Procurado, Wellington Sabóia, do Mobiliza, falou que o momento deu a partida para a montagem da chapa governista. "A reunião foi para ver como estão os partidos, para organizar a chapa. Cada partido está organizando sua chapa", comentou. "Mas foi mais um pontapé inicial, não há muita coisa adiantada", ponderou.

Conforme alegou o dirigente, os membros da base devem realizar novos encontros semelhantes para amarrar a arrumação visando a eleição. "Ficamos de marcar outro, mas não fecharam data ainda", salientou ele, que também é presidente do Procon Fortaleza e vereador licenciado. 

O mesmo foi dito por Michel Lins, que preside o PRD no estado. "A reunião foi de alinhamento. Ela foi muito produtiva. Vimos exatamente a projeção de cada partido, como está cada um, para não haver um choque entre eles", comentou ao Diário do Nordeste, salientando que o procedimento tem como intuito evitar uma disputa interna por filiados. 

Ao que revelou Michel, todas as siglas irão participar da eleição com chapa completa, contabilizando 44 vereadores. "A maior parte dos vereadores estarão do lado da base", projetou. De acordo com ele, o conjunto de lideranças que esteve reunido coordenará a campanha de Sarto e direcionará a estratégia na corrida eleitoral.

"No final do mês vamos ter um novo encontro, onde a gente vai sentar com os resultados de tudo que foi programado", revelou o entrevistado, salientando que ajustes poderão ser feitos a partir do que for observado nesse intervalo de tempo. 

Assuntos Relacionados