Legislativo Judiciário Executivo

Guilherme diz que é um ‘privilégio’ ter Luizianne como opção, mas defende um 'novo ciclo' no PT

O petista é pré-candidato da sigla para liderar a chapa no pleito municipal deste ano. Além dele, disputam esse espaço Luizianne Lins, Evandro Leitão e Arthur Bruno

Escrito por Igor Cavalcante, Ingrid Campos ,
Guilherme Sampaio presidente o PT Fortaleza
Legenda: Guilherme Sampaio presidente o PT Fortaleza
Foto: Ismael Soares

Presidente do PT Fortaleza e pré-candidato a prefeito pela sigla, Guilherme Sampaio defendeu um “novo ciclo” para a legenda ao comentar sobre o interesse da deputada federal Luizianne Lins (PT) de liderar a chapa petista. Ele também rebateu a correligionária e negou que ela fosse a única petista na Capital que topou disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2020.

As declarações do dirigente partidário foram dadas durante entrevista à live PontoPoder, nessa quinta-feira (14). Guilherme Sampaio conversou com os editores de Política do Diário do Nordeste, Jéssica Welma e Wagner Mendes.

Veja também

O mandatário ressaltou, inicialmente, que tem uma relação de “proximidade pessoal e afeto” com a ex-prefeita, mas ponderou que diverge da correligionária. 

“A Luizianne tem toda a legitimidade de se colocar como candidata e eu valorizo muito, é muito importante para o PT que ela se coloque à disposição (...) Agora, nós conversamos muito nesse período recente e uma das correções que eu faço é exatamente essa pontuação. Em 2020, eu havia vencido as eleições internas do PT, então, era um excelente momento para eu colocar o meu nome como representante do partido e assim o fiz”
Guilherme Sampaio
Presidente do PT Fortaleza

Segundo Guilherme, a bancada federal da sigla, no entanto, articulou para que ele recuasse da decisão. “Houve uma discussão da bancada federal do PT e me foi solicitado uma reunião com o deputado José Airton, o deputado José Guimarães, a Luizianne, a presidenta do partido, que já era a Gleisi (Hoffmann), e o presidente estadual, Conin. E, nessa reunião, foi feito um apelo para que eu não fosse candidato. Aí, não foi por falta de quem fosse candidato, foi feito um apelo e, pela quarta vez, eu apoiei a Luizianne”, narrou.

Renovação

Além de destacar esse recuo em 2020 e ressaltar os seguidos apoio à ex-prefeita, Guilherme defendeu uma “atualização” do programa do PT. 

“Chega uma hora que a vida pede mudança, pede novos ciclos, isso vale para o parlamento e para a vida, se a gente fica resistindo a novos ciclos, a gente perde energia, então eu sinto que é importante para o PT. Quem vai decidir isso não sou eu, eu não sou o senhor da razão, quem vai decidir é o filiado do PT, mas a minha impressão é que o PT pede essa vitalidade também, pede que surjam novas lideranças” 
Guilherme Sampaio
Presidente do PT Fortaleza

“A gente precisa construir novos quadros e a Luizianne também dar novos saltos, galgar novos degraus na sua vida pública, iniciar novos ciclos”, acrescentou.

Além de Guilherme e Luizianne, a disputa interna no PT para quem irá comandar a chapa no pleito deste ano conta ainda com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno; e a deputada estadual Larissa Gaspar.

Assuntos Relacionados