Legislativo Judiciário Executivo

Entenda como será o processo de escolha da pré-candidatura do PT à Prefeitura de Fortaleza

O partido promete definir, no próximo dia 21 de abril, o nome escolhido para disputar a Prefeitura de Fortaleza em outubro deste ano

Escrito por Igor Cavalcante, Ingrid Campos ,
O partido usará urnas eletrônicas em 17 locais de votação para que os filiados manifestem suas preferências
Legenda: O partido usará urnas eletrônicas em 17 locais de votação para que os filiados manifestem suas preferências
Foto: Divulgação/TSE

No próximo dia 21 de abril, o PT Fortaleza promete definir quem irá representar a sigla na disputa pela Prefeitura da Capital. Até lá, a legenda passará por um extenso e burocrático processo, com debates internos, votações e formação de alianças para chegar ao nome. 

O Diário do Nordeste conversou com o presidente do PT Fortaleza, o deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio (PT), e explica o passo a passo da escolha.

Veja também

O método escolhido

A primeira definição foi do método escolhido: o encontro municipal. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (13) pelo diretório da sigla na Capital. A escolha foi consensual dos 42 presentes na reunião.

Encontro municipal

No encontro municipal, a escolha do candidato para o Executivo é feita de forma indireta. Serão delegados os responsáveis pela definição.

Como os delegados serão escolhidos

Para a disputa interna, os integrantes do PT podem formar chapas de delegados com até 200 integrantes. Essas chapas podem ser inscritas até o dia até 27 de março. 

Cada uma delas pode agregar petistas de uma mesma corrente ou de várias, além de filiados sem ligação com um grupo específico da sigla. 

No dia 7 de abril, os filiados do Partido dos Trabalhadores até 8 de julho do ano passado poderão se dirigir a algum dos 17 locais de votação na Capital, onde haverá urnas eletrônicas. A expectativa da legenda é de que 7 mil filiados participem desse processo.

Modelo de eleição

A eleição dos delegados ocorrerá de forma proporcional. Portanto, o número total de votantes será dividido pela quantidade de vagas de delegados — no caso, 200.

Com esse coeficiente, serão definidos quantos delegados cada chapa terá direito. Por exemplo, se 7 mil petistas comparecerem para a escolha das 200 vagas, o coeficiente será de 35 votos. 

Caso a chapa A tenha recebido 70 votos, ela terá direito a duas das 200 vagas de delegados. Se a chapa B tiver recebido 3,5 mil votos, ela terá direito a 100 vagas.

Dia da decisão

Passada a escolha dos 200 delegados, a próxima etapa será o encontro, marcado para 21 de abril. Neste dia, o colegiado irá se reunir e cada delegado poderá defender sua tese, analisar a conjuntura política local, apontar melhores nomes, analisar apoios e, por fim, um a um irão votar nos pré-candidatos.

Atualmente, o PT Fortaleza tem cinco nomes: a deputada federal Luizianne Lins; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno; o deputado estadual em exercício e presidente do diretório municipal, Guilherme Sampaio; e a deputada estadual Larissa Gaspar.

Ao final do encontro, é feita a apuração e um dos nomes será escolhido para encabeçar a chapa do PT Fortaleza na eleição de outubro deste ano.

Assuntos Relacionados