Os eleitores do Paraná elegeram, neste domingo (2), Sergio Moro (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Flávio Arns (Podemos) e Oriovisto Guimarães (Podemos).
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 33,50% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Paulo Martins (PL), com 29,12%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem é Sergio Moro?
Sergio Moro, de 50 anos, é ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça. Nascido em Maringá, Paraná, é formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, também concluiu o mestrado e o doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na 13ª Vara Federal em Curitiba atuou como juiz de primeira instância e ganhou notoriedade pelo Brasil. Esteve à frente da Operação Lava Jato e, atuou, como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.
Moro foi responsável por determinar a prisão de Lula em 5 de abril de 2018, após a condenação em 2ª instância do petista.
Eleitores escolheram um senador em 2022
Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.
Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos). Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.
No Paraná, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:
- Aline Sleutjes (Pros)
- Alvaro Dias (Podemos)
- Desiree (PDT)
- Dr. Saboia (PMN)
- Learson Matias (Psol)
- Orlando Pessuti (MDB)
- Paulo Martins (PL)
- Roberto França (PCO)
- Rosane Ferreira (PV)
- Sergio Moro (União Brasil)
Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Paraná, segundo os números do TSE, são 8.475.632 eleitores.