Os candidatos ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT), trocaram ataques quanto às alianças políticas em âmbito nacional durante o Debate PontoPoder realizado nessa quarta-feira (9). O embate se intensificou ao longo do primeiro bloco temático, enquanto tratavam sobre entregas na pasta de Moradia.
Ao longo das discussões, Elmano trouxe para o púlpito o programa Minha Casa, Minha Vida, e aproveitou o momento para destacar o apoio do senador Camilo Santana (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para essas entregas, ao contrário da "turma dos bolsonaristas".
Apesar de não ter relacionado diretamente o nome do tucano à oposição nacional, Ciro aproveitou para relembrar as vezes em que esteve como candidato à presidência e disputou tanto com Lula quanto com Jair Bolsonaro (PL), pontuando que representa "outro movimento, outra corrente".
Além disso, ele justificou sua aliança com o União Brasil e o Partido Liberal (PL) em âmbito estadual por estar "apaixonado pela ideia de ajudar o Ceará a mudar", e reforçou que, caso eleito governador, irá contribuir com qualquer que seja o próximo presidente da República:
Eles [oposição] pediram, então, que eu viesse ajudar, e eu aceitei o desafio. Agora eu estou apaixonado pela ideia de ajudar o Ceará a mudar, por isso que eu botei o nome da minha coligação de "Unir para Mudar". Eu não sou nem lulista e nem bolsonarista. O meu nome é Ciro Gomes, eu quero unir o Ceará e, qualquer que seja o presidente eleito, os assuntos do Ceará vão aqui debaixo do braço e eu vou lá reivindicar, reclamar, como fiz a vida inteira.
'Projeto com a turma dos bolsonaristas'
Após o tucano reforçar seu distanciamento do cenário nacional, Elmano voltou a apontar que Ciro estaria contra Lula nessas eleições. Entre os ataques, o petista destacou que o adversário já chamou o presidente de "chefe de facção criminosa", e que ele teria "dificuldade de agradecer ao Lula" por recursos prestados ao Estado.
Ele [Ciro] não é contra o Lula não, ele só diz que o Lula é chefe de organização criminosa. Você imagina quando ele for contra o Lula. [...] Trouxemos o ITA para o estado do Ceará, trouxemos a maior ampliação de ensino de tempo integral, trouxemos o Hospital Universitário [HUC] com 830 leitos, trouxemos a duplicação da BR-116, trouxemos o novo Porto do Pecém e o anúncio de um novo porto de produção de bobina laminada de aço, trouxemos investimento como o polo automotivo, que o teu aliado Bolsonaro fechou. E ele não quer que eu fale do Lula?
Esse não foi o primeiro momento em que Elmano trouxe tais pontuações. Ainda no primeiro bloco, enquanto discutiam a pasta de Saúde, o tucano havia indicado que há uma "bajulação eterna" do petista em relação ao Lula. Em resposta, ele sinalizou que Ciro queria ver o presidente "longe do Ceará".
Já ao final do debate, em suas considerações finais, o atual governador disse que Ciro é "o projeto com a turma dos bolsonaristas" e o classificou como um "aliado do PL, do Flávio Bolsonaro (PL)". As associações têm sido uma estratégia da chapa do candidato para a campanha eleitoral.
Assista ao debate na íntegra
O Debate PontoPoder ocorreu nessa quarta-feira (9), promovido pelo Diário do Nordeste, Verdinha FM e TV Diário, com transmissão ao vivo nas três plataformas, e colocou os dois principais candidatos ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT) frente a frente para debater ideias e propostas.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Jéssica Welma.