Legislativo Judiciário Executivo

Discussão de passaporte vacinal tem bate-boca, mordida e troca de socos após cartaz com suástica

Confusão generalizada começou após símbolo nazista ter sido exibido por grupo contrário ao projeto do passaporte para entrada em eventos esportivos em Porto Alegre

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Manifestantes em sessão plenária na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Legenda: Mulher exibe cartaz com suástica em manifestação contra o projeto de passaporte vacinal em Porto Alegre
Foto: Reprodução

A sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (20) - que discutia sobre a exigência do passaporte vacinal em eventos esportivos na cidade - foi suspensa após invasão de manifestantes contrários à proposta. O grupo expôs cartazes em repúdio ao projeto e um deles continha a imagem de uma suástica, símbolo nazista.

Veja também

O vereador Idenir Cecchim (MDB), que presidia a sessão, pediu imediatamente que a mulher que carregava o cartaz se retirasse. Houve bate-boca, empurrões e até troca de socos entre os manifestantes e alguns vereadores.



O tumulto só terminou quando os manifestantes foram embora após a ação da segurança da casa legislativa e a chegada da Guarda Municipal e Brigada Militar. Na confusão, o vereador Cláudio Janta foi mordido em um dedo da mão.

Veto parcial

Os vereadores discutiam o veto parcial do prefeito Sebastião Melo (MDB) ao projeto. Apesar de tê-lo sancionado, Melo vetou a emenda que obrigava o ingresso do público aos eventos mediante apresentação de carteira de vacinação, alegando que este era um assunto que estava sendo discutido na Câmara.

O prefeito teria tomado essa decisão para evitar atrito com parte da base, vereadores bolsonaristas que são opositores à vacinação obrigatória contra a Covid-19

Uma hora depois do episódio a sessão foi retomada e os vereadores seguiram discutindo o veto do prefeito que ao final da tarde foi mantido com 18 votos a favor da derrubada e 14 contra. Eram necessários 19 votos para derrubar o veto.

Acusação de racismo

Veja também


 

Assuntos Relacionados