A presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, de 26 anos, e o seu namorado, o atleta Rickson Pinto, de 27 anos, foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (3), na casa da parlamentar, no bairro Lagoa Seca.
De acordo com informações das autoridades, os corpos foram encontrados por uma mulher que trabalha na residência. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) chegou ao local por volta das 9h20.
Yanny Brena é irmã do deputado federal Yury do Paredão (PL), eleito no ano passado. Ele ainda não se manifestou sobre a morte.
A vereadora atuava no seu primeiro mandato eletivo e, no fim do ano passado, foi eleita a segunda mulher presidente na história da Câmara de Juazeiro do Norte.
Assessores da vereadora afirmaram que ela não presidiu a última sessão da Câmara na quarta-feira (2), e não estava em contato com colegas vereadores.
Causa da morte sob investigação
No início da noite de sexta-feira, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a principal linha de investigação é que o caso trata-se de um feminicídio seguido de suicídio. "De acordo com os levantamentos policiais, os corpos de um casal, com idades de 26 e 27 anos, foram localizados em um imóvel no bairro Lagoa Seca. O homem possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo", diz nota.
O caso está a cargo da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte, unidade que realiza diligências e oitivas para elucidar os fatos.
"O Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte dá apoio às investigações. Somente após laudo da Pefoce será possível confirmar a causa das mortes", acrescenta o texto.
Por volta das 14h, os corpos da vereadora e do namorado foram retirados da casa de Yanny pela Perícia Forense.
Luto oficial
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), usou as redes sociais para lamentar a morte da parlamentar. Ele também decretou luto oficial de três dias no Município.
"Neste momento de dor, externo os meus mais sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares, aos amigos, aos vereadores e ao povo da nossa cidade de um modo em geral. Que Deus dê conformação a todos, neste momento de grande comoção", escreveu o prefeito.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também lamentou a morte de Yanny Brena, e do namorado dela, Rickson Pinto.
"Lamento profundamente o falecimento da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, e de seu namorado, Rickson Pinto. A causa das mortes está sendo investigada. Que Deus conforte as famílias e os amigos neste momento de imensa dor", escreveu o governador Elmano de Freitas.
O presidente do PL no Ceará, partido de Yanny, Acilon Gonçalves, escreveu que "Yanny era uma médica que ingressou na política, e honrava o voto de sua gente e o mandato na sua terra. Minhas condolências ao seu irmão, deputado Yuri do Paredão e seus familiares. Perda irreparável".
*Colaboraram Edson Freitas e Claudiana Mourato, do Cariri.