O Governo do Ceará enviou, nesta quarta-feira (27), para a Assembleia Legislativa (Alece), solicitação de autorização para doar as instalações inacabadas do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Acquario foi anunciado ainda no início do primeiro mandato do ex-governador Cid Gomes (hoje, senador), em 2009, como um importante incremento ao turismo cearense. O equipamento seria um dos principais cartões-postais de Fortaleza. As obras, todavia, estão paralisadas desde 2017, depois de R$ 112 milhões gastos.
No dia 29 de dezembro, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou um protocolo de intenções junto à UFC e à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para que o local abrigue instalações futuras do campus Iracema, que contará com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
O equipamento também deve abrigar um espaço de mergulhos, onde visitantes poderão entrar na água e visualizar o ambiente subaquático da Praia de Iracema.
Segundo o governador à época, toda a estrutura levantada será aproveitada no projeto, "preservando recursos público do povo cearense".
A expectativa é que a solicitação de autorização seja aprovada com tranquilidade na Alece. Além disso, com a destinação para a UFC, os recursos para a construção do Campus Iracema partirão da União.